fbpx
Novela

Resumo Nazaré: capítulos da novela de 23/08 a 17/09/2021

Leia agora o resumo da novela Nazaré (de 23/08 a 17/09/2021) e fique por dentro dos próximos capítulos da novela da Band, substituta de Floribella. Escrita por Sandra Santos, Nazaré é uma telenovela portuguesa e foi exibida originalmente pela SIC de 9 de setembro de 2019 a 8 de janeiro de 2021. A superprodução portuguesa é protagonizada por Carolina Loureiro, Afonso Pimentel e José Mata.

RESUMO DA NOVELA NAZARÉ

RESUMO NAZARÉ – capítulo 070, segunda, 23 de agosto

Em casa, Sofia tenta sair despercebida quando Heitor a confronta com a sua ligação a Joaquim. Bate em Sofia, sem dó nem piedade. Sofia chora de dores e percebemos que Heitor não ficou por ali. Laura conta a Cris que o advogado ligou e o seu pedido para que Érica fizesse o exame foi rejeitado. Cris fica triste e revoltado. Na casa de Félix, Verônica acalma a filha e diz que Cris não vai obrigá-la a nada. Laura está conversando com Bernardo e curiosa pelo fato dele ter a carta de suicídio de Tozé. Bernardo, muito nervoso, diz que andou fazendo a sua própria investigação e rasga a carta. Na recepção do hotel, Verônica, dissimulada, vai ao encontro de Gonçalo e diz que quer falar da situação de Cris e Érica. Ela não percebe a aproximação de Ana e beija Gonçalo. Em seguida, se faz de vítima para que Ana não acredite no pai. Na Atlântida, Félix chama Joaquim e mostra, no tablet, as imagens de Nazaré assaltando a Quinta. Félix diz a Joaquim que é melhor avisar a filha que ela continua nas mãos dele.

No quarto de Duarte, Nazaré se prepara para contar toda a verdade ao noivo. Está nervosa e teme que Duarte não acredite nela. Entretanto Joaquim, ainda que sem permissão de Paula, sobe as escadas às pressas e chama por Nazaré dizendo que é urgente. Nazaré não chega a contar nada a Duarte, pois é interrompida por Joaquim, que lhe diz que o plano não funcionou, pois Félix tem mais cópias. Nazaré fica chocada e sem saber o que dizer a Duarte. No Hotel, Ana discute com o pai enquanto Verônica continua se fazendo de sonsa. Laura chega e ordena a Verônica que saia. Gonçalo tenta se justificar, mas Laura fica muito preocupada quando vê Cris a entrar com os olhos todos vermelhos. Nazaré retorna ao quarto, depois da conversa com Joaquim, e diz a Duarte que o que tinha para lhe contar é que fez as pazes com o pai e gostava muito que ele a levasse ao altar. Duarte fica furioso e a manda sair.

Sofia fala sozinha enquanto vagueia pela casa. Carol não aceita um dos desafios propostos por ANON. No choque de Carol quando percebe que todos os seus vídeos foram apagados. Na casa dos Silva, enquanto Matias e Glória preparam a ementa do restaurante, Toni dá lições a Pipo. Toni ensina o jovem a caminhar como um homem e dá a ele dicas de como se comportar com as mulheres. Nazaré está arrasada pela falha do plano. Joaquim a anima e diz que não vai cruzar os braços. Nazaré não quer que ele se envolva mais ou que tente continuar a ajudá-la. Enquanto isso, Duarte conta aos tios que se chateou com Nazaré por ela querer que Joaquim esteja presente no casamento. Verônica manipula o sobrinho para que faça as pazes com Nazaré e tente compreendê-la, na esperança de não arruinar o casamento.

Érica confronta a mãe sobre a situação com Gonçalo e diz que Ana contou tudo a ela. Félix defende a mulher, mas diz que assim fica difícil. Verônica, revoltada, não acredita que acabou. Laura conversa com o filho que chora compulsivamente, pois não aguenta ver Érica com Luís. Laura fica alerta quando vê a seringa, mas Cris diz à mãe que não consumiu heroína e mostra a ela a droga intacta. Nazaré está de saída de casa e diz à mãe que vai com Cláudia ao Mercado. Desabafa com a mãe que gostaria de levar Joaquim ao casamento e Matilde não acha má ideia. Já no Restaurante, Cláudia entrega Matilde que fica junto de Glória. Vão para beber um café e Matilde começa a ter convulsões e cai no chão. No pânico de todos.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 071, terça, 24 de agosto

No quarto de Duarte, Nazaré fala com o noivo e pede desculpa por ter imposto a presença do pai. Eles fazem as pazes quando Nazaré recebe uma ligação de Glória dizendo que Matilde se sentiu mal no restaurante. Sofia sai para ir às compras enquanto Carol troca mensagens com ANON. ANON diz que se ela não aceitar o próximo desafio, ele nunca vai devolver os posts do blog. Carol vai buscar uma faca e começa a gravar no seu braço um nome enquanto as lágrimas lhe escorrem pelo rosto. Já no hospital, todos aguardam ansiosos por notícias de Matilde. O Dr. Murilo chega e diz a Nazaré que a mãe terá de voltar a Londres para ser operada novamente. Nazaré vai para casa e faz a mala apressada para acompanhar a mãe a Londres. Duarte tenta acalmar a noiva que está cheia de medo que as coisas se compliquem novamente. Joaquim conversa com a filha, quer dar dinheiro a ela, pois não suporta a ideia de que ela esteja a ser sustentada pelos Blanco.

Na Atlântida, Verônica diz a Félix que está preocupada com esta nova recaída de Matilde e que isso possa significar que vão ter de adiar ou até cancelar o casamento. Félix compromete-se a garantir que Nazaré não vai aproveitar a oportunidade para fugir. Já em Londres, no hospital, Dr. Carson espera Matilde, Nazaré e Dr. Murilo. Nazaré só pede que salvem a mãe, pois é a única pessoa que ela tem. Os médicos comprometem-se a fazer tudo o que estiver ao seu alcance. Na casa dos Carvalho, Carol usa uma camisola de manga comprida para esconder o braço. Sai de casa, juntamente com a mãe. Heitor pergunta onde vai e Sofia mente e diz que vai se encontrar com Laura. Luís fala com Dolores sobre Érica e diz que gostaria de criar o bebê. Dolores decide ligar para Érica e convidá-la para jantar. Duarte fala com Nazaré, diz que tem pena de não estar ao lado dela, mas a consola dizendo que Matilde vai ficar bem. Verônica fica apreensiva e preocupada quando Duarte diz que, se calhar, o mais prudente seria adiar o casamento.

Joaquim chega à Quinta confuso com o fato de Félix o ter chamado ali. Félix explica que o chamou para garantir que Nazaré não aproveite essa oportunidade para fugir. Heitor aparece nesse momento e começa a agredir Joaquim enquanto Félix filma tudo. Em Londres, Nazaré vê o vídeo de Joaquim sendo espancado por Heitor e fala com Félix implorando que não batam mais no pai. Ele promete que volta e pede que parem de fazer mal a todos. Félix avisa que vai magoar todos de quem ela gosta se Nazaré não voltar de Londres. No Hotel, Olívia aparece de surpresa no quarto de Bernardo, que fica muito feliz. Bernardo conta que fez as pazes com o pai, mas que não volta para casa e convida Olívia a dividir o quarto do hotel com ele. No Restaurante, Toni apanha Duarte e pede explicações por ele não ter ido acompanhar Nazaré a Londres. Duarte explica que não conseguiu arrumar voo e diz a Toni que não deve nada a ele, muito menos explicações.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 072, quarta, 25 de agosto

Laura fala com Gonçalo e diz que têm de estar mais atentos ao filho, está com medo que, por toda a situação com Érica, Cris possa ter uma recaída. Cris entra e diz aos pais que têm uma pessoa que quer falar com eles. Quando o casal se apercebe, é Ana, que diz que vai voltar para casa pelo irmão e que não quer saber da relação de Gonçalo e Laura. Glória desabafa com Toni que nem daqui a 10 anos terá as contas saldadas com João. Toni entrega à mãe um envelope cheio de notas para ajudar a pagar as dívidas e pede-lhe que confie nele. No bar do Hotel, Joaquim encontra-se com Cortez. Pede-lhe ajuda e diz que precisa de um milhão de euros e de duas identidades falsas.

Heitor vai até ao Hotel, cruza-se com Joaquim e provoca-o, Laura repara na tensão entre os dois. Durante a conversa com Laura, Heitor percebe que Sofia lhe mentiu e que não esteve com a amiga. Em casa dos Soares, Luís discute com Dolores e diz-lhe que não devia ter convidado Érica para jantar, mas Érica diz-lhe que quer ficar. Luís sai contrariado e Dolores e Érica ficam juntas enquanto Dolores lhe mostra todo o seu apoio para com ela e para com o bebé que está para vir. Heitor chega a casa e pede desculpa à família por não ter vindo mais cedo. Diz à mulher que se deite no sofá para lhe colocar a pomada nos hematomas enquanto pergunta pelo café com Laura. Sofia mente-lhe e Heitor começa a magoá-la. Laura e Gonçalo estão no quarto, muito envolvidos, quando Laura descobre umas cuecas de mulher debaixo da almofada. Gonçalo não faz ideia como aquilo foi ali parar e Laura desconfia que tenha sido Verónica pois esteve no Hotel a visitar Bernardo.

Duarte está no seu quarto e Félix entra quando ele desliga a chamada com Nazaré. Duarte diz ao tio que Matilde será operada no dia seguinte enquanto Félix lhe diz que a audiência com Soares também será no dia seguinte. No Mercado, Bárbara está irritada com Toni porque ele falhou e não foi buscar as malas. Toni, a muito custo, acaba por se justificar dizendo que Glória o pôs de castigo a ele e ao Matias. Bárbara goza com ele e combinam ir buscar as malas naquele dia. Toni diz que só falta arranjar um carro. Toni sobe até ao Restaurante e, sem que o irmão dê conta, rouba-lhe as chaves do carro. Joaquim está no seu quarto a terminar mais uma falsificação para Cortez enquanto este elogia o seu traço perfeito. Joaquim entrega-lhe as fotos para os falsos documentos e apressa-o. Cortez diz-lhe que só lhe entrega o dinheiro e os documentos quando o quadro estiver terminado.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 073, quinta, 26 de agosto

Em casa, Fred vai pedir mais dinheiro a Ermelinda para continuar se passando por seu sobrinho neto. Ismael percebe o plano de Floriano e Ermelinda e confronta os dois. Eles admitem a Ismael que só queriam manter ele afastado de Cláudia. Na casa dos Soares o clima é de tensão. Dolores está muito nervosa, mas Joaquim tenta acalmá-la. Na casa de Félix, o ambiente é igualmente de grande tensão. Duarte diz que deviam ter adiado a audiência e Verônica tranquiliza o sobrinho, dizendo que não tem que se preocupar com nada que ela e o tio tratam de tudo. Na sala do tribunal, Dolores está revoltada porque Luís não aparece e Félix comenta com Verônica que Érica deveria estar no local. O juiz entra para iniciar a audiência e Luís entra ao mesmo tempo. Segue a audiência e o advogado dos Soares interroga Félix que afirma que os Soares venderam as terras ao seu irmão Antônio. Dolores olha para ele com ódio.

Félix prossegue com o seu depoimento, defendendo o irmão e dando a entender que Joaquim é que está mentindo e tentando manipular os Soares para ficar com parte do que alegadamente é deles. Dolores toma a sua posição e, apesar de estar se saindo bem, tem de admitir perante o juiz que seguiu com esta ação por influência de Joaquim. No final da sessão, Duarte vai tirar satisfações com Joaquim sobre o que foi dito. Joaquim diz a ele que, por mais que lhe custe, o seu pai era um assassino. Duarte perde a cabeça e ameaça Joaquim. Duarte, ainda transtornado por causa da audiência, vai falar com Laura e pede a ela acesso ao processo sobre a bomba posta contra os Blanco, pois acha que foi Joaquim quem orquestrou tudo. Laura se nega a dar qualquer acesso ao processo, pois é confidencial. Duarte pede a Laura uma pista por mais pequena que seja. Laura acaba por ceder e mostra a Duarte uma fotografia de Edgar. Ela fala de suas suspeitas quanto ao sujeito. No bar do hotel, Érica e Ana conversam quando Cris aparece e pergunta a Érica pelo bebê.

Cris não se controla e acaba por beijar Érica, que fica bastante surpresa, e se vê obrigada a relembrar a Cris de que não quer nada com ele, pois agora está com Luís. Na sala, Verônica e Félix conversam quando Laura os surpreende exibindo as cuecas que Verônica deixou no hotel. Ela ameaçara a vilã e pede para ela não aparecer mais lá. Quando Laura sai, Félix olha Verônica com desdém e a aconselha a ter amor próprio. Heitor discute com Sofia e o ambiente está tenso depois de ter descoberto que a mulher mentiu para ele e que ela não esteve com Laura. Heitor vai buscar a arma, que estava escondida em casa, e a aponta contra a mulher, que está completamente aterrorizada. Sofia diz que aceitou um trabalho na lavandaria, pois não consegue estar em casa sem fazer nada. Heitor a manda sair dali antes que a mate. Joaquim implora a Cortez que lhe adiante o dinheiro e os documentos. Cortez concorda, mas avisa que, se Joaquim falhar, acaba com ele de vez. Duarte fala com Félix e conta das desconfianças de Laura em relação a Edgar. Diz ao tio que já contratou um detetive para ver se encontra esse homem.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 074, sexta, 27 de agosto

Matias flagra Toni mexendo no seu casaco e os dois discutem. Glória tenta entender o que se passa. Toni denuncia a mãe e diz a Matias que ela pagou João com o dinheiro que ele lhe deu. Matias se sente enganado, pois fica sabendo, naquele momento, que Glória mentiu e aceitou o dinheiro de Toni. Nazaré em ligação com Duarte e conta que a operação da mãe correu bem, mas que Matilde ainda não acordou. Ela admite que está um pouco receosa. Duarte recebe uma mensagem do detetive durante a chamada. Ele desliga e vai até casa de Edgar. A mulher que abre a porta fala alto para que se ouça no interior da casa. Duarte percebe o disfarce e invade a casa em busca de Edgar. Quando finalmente o apanha, Duarte é ameaçador e mostra uma fotografia de Joaquim. Edgar acaba por admitir que foi contratado por Toni.

Na casa dos Silva, Toni deixa uma mensagem de despedida à mãe e entra na van, mas, quando vai a fechar a porta, Duarte puxa-o para fora. Duarte confronta Toni e este acaba por confessar que Joaquim não esteve envolvido e que ele fez tudo sozinho. Toni conta toda a verdade a Duarte, mostra a ele as ameaças que os tios lhe fizeram enquanto ele esteve preso e explica que estava disposto a contar toda a verdade, mas quando recebeu as ameaças à família, não foi capaz. Duarte chora, está desiludido e revoltado, e pede a Toni que vá contar tudo a Laura, mas Toni diz que isso não faz porque será a família a sofrer as represálias e tem medo.

No quarto de Joaquim no hotel, Cortez recebe o quadro finalizado e dá documentos e dinheiro a Joaquim. Em troca diz que vai precisar de mais quadros e Joaquim aceita o seu pedido. Ele diz que precisa de um jato privado. Toni liga para Nazaré e conta a ela da conversa que teve com Duarte. Diz que Duarte flagrou Edgar e que ele teve que contar tudo, mas que fique descansada que não falou dela nem do seu envolvimento na situação. Duarte está sozinho. Olha para a fotografia do pai e promete que irá fazer justiça e colocar os tios na prisão.

NOVELA NAZARÉ: RESUMO SEMANAL DE 30 DE AGOSTO A 03 DE SETEMBRO DE 2021

RESUMO NAZARÉ – capítulo 075, segunda, 30 de agosto

Na casa dos Soares, Bárbara está incrédula com a viagem de Joaquim na véspera da nova audiência em tribunal. Dolores diz que não se preocupe que Joaquim voltará a tempo. Bárbara alerta Dolores e diz que deveria descobrir o que Joaquim anda fazendo. Carol recebe um novo desafio de ANON, desta vez tem que usar a arma de Heitor. Carol tem medo e não quer cumprir, mas ANON a ameaça e Carol segue com o desafio. Laura analisa os extratos das contas dos Blanco quando Gonçalo chega e ela se apressa para esconder tudo. Pede ao marido que beba um copo com Heitor, de forma a que ela possa ficar sozinha com Sofia, pois acha que a amiga não está bem. Laura consegue ficar à sós com Sofia, mas sempre observadas por Heitor. Sofia disfarça e diz a Laura que está tudo bem.

Pipo fica nervoso quando vê Carol com a arma, mas Carol explica que vão fazer uma brincadeira. Pipo deve segurar num livro grosso contra o peito e Carol dispara. A bala ficará presa no livro. Pipo acha que a irmã está louca e tenta tirar a arma dela quando se ouve um tiro. Pipo leva um tiro de raspão, Carol está em pânico e liga para Sofia para que volte para casa rápido que o irmão não está bem e acabou de desmaiar. No hospital em Londres, Nazaré dá de cara com Joaquim. Ele entrega a ela uma mala cheia de dinheiro juntamente com os documentos falsos para que ela e Matilde possam fugir, de uma vez por todas, e começar uma nova vida. Nazaré diz ao pai que não vai fugir, muito menos agora que Duarte já percebeu que foram os tios que mataram o seu pai. Joaquim diz à filha que está sendo ingênua e que o Félix irá dar cabo dela e de Duarte.

Laura confronta Félix com as várias transferências para a conta da irmã de Verônica. Félix fica tenso e Verônica, apesar de desconhecer a situação, o ajuda a disfarçar perante Laura. Quando sai, Laura liga a Prata a dizer que tem uma amostra de DNA de Félix e quer que comparem a amostra ao feto de Rute, irmã de Verônica. Nazaré está de volta de Londres e fala com Duarte. Este conta-lhe toda a história de Edgar e diz-lhe que quer investigar a morte de Tozé. Nazaré diz que ele tem todo o seu apoio e finge não saber de absolutamente nada. Duarte marca um encontro com a viúva de Tozé, que lhe diz que nunca acreditou no suicídio do marido e que Bernardo também falou com ela sobre o assunto, pois também estava desconfiado de alguma coisa. Toni fala com Nazaré. Matias está atento à conversa e repara que o irmão fica atrapalhado quando toca no nome de Bárbara. Glória está aflita, não sabe como vai pagar as contas, mas Toni acalma a mãe e diz que vai ajudar.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 076, terça, 31 de agosto

No Mercado, Dolores vê o saco onde estão escondidas as malas contrafeitas. Bárbara finge desmaiar para que Dolores não perceba o que está dentro do saco e Toni ajuda ela a disfarçar. Bernardo vai ao Mercado comprar uns biscoitos para Olívia. Duarte e Nazaré cruzam-se com ele e Duarte diz ao primo que precisa falar por causa de Tozé. Bernardo está nervoso, mas confessa a Duarte as suas desconfianças, mas diz que estava enganado. Duarte pede ao primo que aquela conversa fique entre eles. Na casa dos Soares, Dolores fala com Joaquim, mas ele está muito distante. Ele diz que a ama muito, mas que, talvez, ela tinha razão e que ele não se sente preparado para ir ao tribunal.

Já no tribunal, Duarte está depondo e defendendo o pai com todas as suas forças. Quando é a vez de Joaquim, ele fica muito nervoso e, ameaçado por Félix, admite que mentiu em tribunal desde o primeiro dia. Félix olha para ele glorioso e sorridente. Joaquim diz que a escritura é verdadeira e que mentiu nas suas declarações anteriores. Dolores fica arrasada, não acredita no que está acontecendo. Bárbara chama Joaquim de assassino. Félix fica satisfeito. Na casa dos Carvalho, Heitor avança em Sofia e diz que não admite que ela o desrespeite na frente dos filhos. Sofia perde a cabeça e diz que o casamento deles acabou. Heitor passa a bater nela mais uma vez. Ainda no Tribunal, o perito diz que analisou a escritura, mas como estava danificada não pôde ter 100% de certeza sobre a sua veracidade, por isso o diagnostico é inconclusivo.

Dolores sente-se mal e desmaia. Luís, furioso, impede Joaquim de se aproximar deles. Já em casa, Dolores está completamente apática enquanto os filhos comentam a postura de Joaquim no tribunal, muito revoltados. Joaquim bate à porta, quer falar com Dolores, mas a única coisa que consegue é ser ofendido e expulso com a ameaça de que não volte aquela casa. Joaquim conta a Nazaré que mentiu em tribunal por ela. Ela diz que ele não deveria ter feito isso, porque agora já estão os dois nas mãos de Félix. Joaquim promete que vai continuar lutando para repor a verdade. No Hotel, Luís revirou o quarto todo de Joaquim, está muito revoltado. O pai diz que o entende e explica que há uma razão para o que fez. Um dia o filho irá perceber a sua posição e, quem sabe, ser capaz de o perdoar.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 077, quarta, 01 de setembro

Depois da sessão em Tribunal, Luís está devastado e tem medo que a mãe desanime e não queira voltar ao Mercado. O jovem quer ir a casa de Érica pedir desculpa à família, mas a namorada diz que não é necessário. Na casa dos Carvalho, Sofia acaba de se deitar no sofá para descansar um pouco. Heitor chega e a ameaça com uma arma obrigando ela a ir para o quarto. Dolores está pronta para sair de casa quando os filhos entram com o café da manhã. Atrás deles vem Joaquim, reclamando querer falar com ela. Luís e Bárbara não o querem ali e mandam-no embora, mas Dolores pede-lhes que saiam e lhe deem tempo para conversar. Dolores chora e esmurra Joaquim perguntando por que é que, mais uma vez, ele a desiludiu desta maneira. Joaquim compreende a sua raiva e diz que um dia ela irá entender o porquê da sua atitude.

Toni chama Duarte a sua casa para lhe dizer que tem o seu apoio e pode contar com ele para desmascarar os tios. Toni diz que está disposto a ajudá-lo, mas a única coisa que não quer fazer é ir à polícia. Félix e Verônica estão prontos para sair quando Laura os surpreende dizendo que já sabe de quem Rute estava grávida. A inspetora diz que o filho que Rute carreava era de Félix. Os vilões ficam em choque por Laura saber. Verônica olha Félix cheia de raiva, mas, mesmo assim, não deixa de o defender perante Laura. Laura avisa que vai ficar atenta aos passos dos dois. Na casa de Nazaré, a jovem repreende Toni por ter oferecido ajuda a Duarte. Diz-lhe que isso é muito arriscado, mas Toni vê em Duarte uma oportunidade boa para destronar Félix e Verônica.

Já na Atlântida, Verônica finge só agora saber o que se passou enquanto Félix pede a ela que acredite que ele não violou Rute. Verônica diz que acredita nele, enquanto controla a raiva que sente. Cris vai à sua primeira reunião nos Narcóticos anônimos. Faz a sua patilha e Cláudia diz que ele deveria arranjar um padrinho. Ana observa o irmão, muito orgulhosa. Félix aparece para falar com Cláudia. Félix desabafa com Cláudia e conta-lhe a história e Rute. Chorando, ela o trata mal e diz que ele merece tudo o que de ruim lhe possa acontecer. Expulsa-o e quem acaba por consola-la é Ismael. Já no Hotel, Cris está descendo para afixar um aviso na recepção quando Mike, contratado por Verônica, o empurra propositalmente. Cris machuca a perna com gravidade e Laura chama uma ambulância.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 078, quinta, 02 de setembro

Glória fala com a amiga Dolores sobre a atitude de Joaquim no Tribunal. Dolores está magoada e pede à amiga que não falem mais no assunto e aproveita para comentar com ela o namoro de Toni e Bárbara. Glória é apanhada de surpresa, Dolores achava que ela sabia e pede que não diga nada. Na casa dos Silva, Pipo comenta com Toni que fez tudo conforme ele indicou, mas que Ana nem olha para ele. Toni, já impaciente, diz que se gabe do tiro que levou. Duarte combina de se encontrar com Joaquim no Hotel. Quer que ele lhe conte tudo o que sabe sobre o seu tio Félix. Joaquim fica surpreso com a atitude de Duarte. Joaquim conta que foi ele que denunciou o desfalque na empresa e que, no dia seguinte, o pai dele estava morto.

Duarte, cheio de raiva, diz que vai vingar o pai, mas Joaquim avisa que tenha cuidado, pois os tios são pessoas perigosas. Laura e Gonçalo trazem Cris para casa, que está com a perna lesionada e terá de usar muleta. Na casa dos Carvalho, Pipo flagra Heitor jogando chá quente para cima de Sofia. Heitor disfarça e sai rapidamente enquanto Pipo insiste com a mãe para entender o que se passa. Sofia conta tudo ao filho, conta que Heitor vem batendo nela com frequência e que ela morre de medo. Bernardo prepara uma surpresa para Olívia. Enche o quarto de velas e balões, pois quer dar o primeiro beijo nela e quer que tudo seja perfeito. Eles começam a dançar, Bernardo fica desorientado, e é Olívia quem acaba por beijá-lo. Heitor chega em casa. Chama pela mulher e pelos filhos e percebe que está sozinho. Fica furioso e começa a ligar para Sofia.

No Hotel, Sofia pede um quarto para ficarem os três e pede aos filhos que não digam a Heitor onde estão. Já no quarto, Sofia conta tudo aos filhos. Carol fica muito magoada e hesita em perceber quem terá razão. Na Atlântida, Félix fica tenso quando Duarte pede uma auditoria nas contas da empresa. Duarte se faz de sonso e diz que já deveria ter feito antes a auditoria. Na casa dos Gomes, Matilde parece que nasceu de novo. Glória diz à amiga que quando se sentir bem pode voltar ao Restaurante. Estão todos muito felizes por Matilde ter recuperado a visão. Sofia conta a Laura o que viveu, diz à amiga que tudo começou quando deu um beijo em Rogério. Laura diz que não se culpe e que ela mesmo irá apresentar queixa. Carol se lembra do pai e de como ele era bom para eles. Pipo, furioso com a irmã, diz que o pai é um monstro que bate na mãe.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 079, sexta, 03 de setembro

No Restaurante, Toni se vê sem saída e tem que admitir que ele e Bárbara estão tendo um caso. Glória quer comemorar. Quando ficam sozinhos, falam do novo carregamento e Matias fica atento à conversa. João fala sobre Matilde com Floriano, mas percebe que o amigo não está atento. Ermelinda diz a Floriano que quer o divórcio, pois não aguenta mais a sua energia e pede a Ismael que libere um outro quarto para ela. Joaquim vai ver Matilde e acaba confessando que esteve em Londres. Já na Atlântida, Félix e Verônica confrontam Nazaré por causa da auditoria. Ela diz que não sabia e pergunta a eles como é que estão pensando em afastar Duarte da empresa. Os vilões dizem que no momento certo ela irá perceber. Já sozinhos, Félix confronta Verônica e pergunta o que pensa em fazer com ele. Dissimulada, ela deixa a questão em aberto, mantendo Félix com algum receio do que possa vir a fazer com ele. Já com Duarte, Nazaré conta que Félix lhe perguntou porque é que Duarte tinha pedido uma auditoria nas contas.

Duarte quer Nazaré afastada dos tios. A jovem tem um impulso de lhe contar toda a verdade, mas perde a coragem e fica calada. No bar do Hotel, Carol se encontra com o pai e se deixa manipular quando Heitor lhe diz que nunca bateu na mãe e que quer saber onde ela está para que possa ajudá-la. Batem à porta do quarto e Carol entra com Heitor, para espanto de Sofia e Pipo. Heitor pede a Sofia que volte para casa, mas ela não cede. Heitor começa a bater em Sofia e é Gonçalo e Laura que os separam. Laura diz a Heitor que vai com ela para delegacia. Heitor, fora de si, diz que a mulher o traiu, mas a inspetora diz que nada justifica a sua atitude. Ana procura Pipo, quer ajudá-lo. Pipo chora agarrado a ela. Matilde confronta Nazaré, mas a filha mente e diz à mãe que o pai não esteve em Londres e que deve ter confundido. Nazaré desabafa com Cláudia sobre as desconfianças de Matilde e a amiga responde que ela deveria ter aproveitado o dinheiro e os documentos para fugir com a mãe e começar uma vida nova. No bar do Hotel, Verônica vê Bernardo e Olívia aos beijos. Pergunta à jovem qual é a sua intenção com o filho e Olívia diz que gosta de Bernardo como ele é.

Bernardo confessa à mãe estar gostando de conhecer Olívia. Sofia está de saída para ir prestar um B.O e, em seguida, ir ao Tribunal. Carol está muito agitada, não quer que o pai vá preso, mas Pipo defende a mãe e tenta chamar a irmã à razão. Toni está fazendo mais um negócio com os mafiosos quando Matias, que o seguiu para o apanhar em flagrante, é descoberto. Matias tenta se desculpar, mas os mafiosos querem acabar com ele. Matias e Toni correm e conseguem fugir. Na Atlântida, Félix flagra Duarte remexendo as suas coisas e é um pouco bruto com ele. Duarte sente a tensão e diz ao tio que a sua atitude é de uma pessoa que tem algo a esconder. Félix disfarça e dá ao sobrinho a chave de um iate para passar a noite de núpcias. Toni discute com Matias quando vê um carro aberto. Os irmãos apressam-se a correr para lá e a fugir no carro que pertence a Cortez. Na casa dos Gomes, Matilde se emociona ao ver a filha vestida de noiva e diz a ela que o mais importante num casamento é a confiança. Nazaré fica desconfortável com a conversa. Matilde tentar arrumar a caixa do vestido dentro do roupeiro de Nazaré quando descobre uma mala cheia de dinheiro.

NOVELA NAZARÉ: RESUMO SEMANAL DE 06 A 10 DE SETEMBRO DE 2021

RESUMO NAZARÉ – capítulo 080, segunda, 06 de setembro

Nazaré pede à mãe que confie nela. Matilde diz que não pode confiar nela porque tem de saber de onde veio aquele dinheiro. Nazaré diz que é do pai e Matilde diz à filha que ela é uma desilusão. Toni abandona o carro no meio da estrada pois já estão fora de perigo. Matias acha melhor limpar o carro, mas Toni apressa-o. Toni vê uma mala, abre-a, e descobre o ouro. Toni rouba a mala. Félix está em casa, e coloca uma arma no cofre. Érica fala com o pai e pede-lhe que convença a mãe a Cris e Luís fazerem parte da vida do bebé. Félix diz à filha que o bebé ficava melhor com ela do que com Verónica. Matilde vai ter com Joaquim ao Hotel e entrega-lhe a mala com dinheiro. Avisa-o que quer que ele deixe Nazaré longe dos seus esquemas. Joaquim diz que nunca lhe iria fazer mal.

No bar do Hotel, Sofia fala com os filhos e com os amigos, a dizer que Heitor vai ficar com pulseira eletrônica. Carol fica com pena do pai e Sofia pede desculpa aos filhos por estar a fazê-los passar por tudo isto. Em casa dos Carvalho. Laura vai ver Heitor. Heitor está incomodado com a pulseira e Laura ameaça-o dizendo que se mantenha longe de Sofia e dos miúdos. Heitor tenta fazer-se de vítima, mas Laura surpreende-o quando lhe diz saber sobre o beijo que Sofia deu a Rogério. Laura sai deixando Heitor a explodir de raiva. Em casa dos Silva, Toni e Bárbara observam a mala com o ouro. Matias está muito nervoso, quer devolver a mala, mas Toni e Bárbara mandam-no estar calado. Matias, às escondidas, decide ligar a um amigo da PSP.

Sofia fala com os filhos e diz que está a fazer o melhor que sabe. Carol não aceita, acha que a mãe devia falar com o pai e entenderem-se. Pipo atende uma chamada de Heitor e diz-lhe que ninguém quer falar com ele. Heitor fica possesso com a chamada e por não conseguir falar com Sofia, liga ao advogado a dizer que mudou de ideias e que não dá consentimento para a colocação da pulseira eletrônica. Joaquim fala com Nazaré. Está preocupado que Matilde o possa denunciar por causa do dinheiro. Nazaré acha que a mãe seria incapaz de lhe fazer isso, mas ele diz-lhe que deveria contar toda a verdade à mãe.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 081, terça, 07 de setembro

Em casa dos Silva, Matias liga a Cortez a dizer que foi ele quem roubou o carro, mas que vai devolver tudo exatamente como estava. Matias está cheio de medo. Dolores invade o quarto de Joaquim no Hotel. Vasculha o quarto todo e encontra um quadro falsificado. Na Atlântida, Laura confronta Verónica sobre a clonagem do telemóvel de Gonçalo. Verónica faz-se de desentendida. Félix avisa-a para se deixar destes esquemas pois ainda os vão prejudicar. Joaquim chega com material novo para começar um quadro e percebe que foi roubado. Já em casa, Dolores mostra ao filho o quadro que roubou a Joaquim. Luís acha que a mãe devia ir à polícia e denunciá-lo, mas Dolores tem receio de se arrepender.

Carol pergunta a Pipo pela mãe. Ele diz que a mãe foi ao supermercado, mas Gonçalo fica alerta e preocupado por Sofia ter saído sozinha. Num descampado, Heitor puxa Sofia para fora do carro com violência. Sofia acha que ele ainda tem a pulseira, mas Heitor mostra-lhe que a mandou tirar. Heitor descobre o dinheiro que Sofia foi levantar ao banco e esbofeteia-a. Sofia ganha coragem e dá-lhe com uma pedra na cabeça para conseguir fugir dali. Pipo está preocupado por não saber da mãe quando Sofia entra no Hotel, magoada, e diz que Heitor a levou para um descampado. Teme pelos filhos e diz a Laura que tem de os tirar dali. Laura dá à amiga um folheto do APAV. Matias conta a Bárbara e Toni que ligou ao dono do carro e lhe prometeu que entregava tudo. Bárbara e Toni estão furiosos com ele. Toni pega no telemóvel de Matias e parte-o, avisando de que não vão entregar nada.

Glória está em casa a fazer contas à vida. Põe as mãos à cabeça e pede a Deus para conseguir pagar todas as suas dívidas a João. De repente, cai a mala com as barras de ouro. Glória grita e diz que é um milagre. É dia de casamento. Na casa Félix, Paula já orienta os empregados e todos os preparativos. Em casa de Nazaré, a jovem não deixa Duarte abrir o armário pois está lá o vestido e, se o noivo o vir, dá azar. Duarte mostra a Nazaré a chave do barco que o tio lhe ofereceu e Nazaré fá-lo prometer que o amor vai vencer sempre. Verónica está feliz por ter chegado finalmente o dia por que tanto ansiavam. Félix diz-lhe que, desta vez, será ele a tratar de tudo pois não quer chamar Heitor. Em casa dos Soares, Dolores mostra a Laura o quadro que roubou a Joaquim. Dolores denuncia Joaquim e conta tudo a Laura, dizendo que ele ganha a vida a enganar as pessoas.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 082, quarta, 08 de setembro

Cris diz a Joaquim que não viu nada suspeito nas câmaras de vigilância. Joaquim pede-lhe que veja de novo enquanto atende uma chamada de Cortez que o ameaça. No Restaurante, Glória faz negócio com João e entrega-lhe uma barra de ouro para cobrir as suas dívidas. Matilde e Cláudia ajudam Nazaré a vestir o vestido de noiva. Matilde pede à filha que não a desiluda e Nazaré começa a entrar em pânico, dizendo que não se pode casar com Duarte a viver uma mentira. Cláudia acalma a amiga. Na casa Félix, já com tudo pronto, Verónica propõe um brinde enquanto Duarte tenta disfarçar o ódio que sente dela. Bernardo chega com Olívia para desagrado de Verónica. Érica entrega a Luís o envelope com o sexo do bebé. Luís diz-lhe que não vai ver o resultado sozinho e que espera por ela para verem juntos. Cortez vai ao Hotel e, aproveitando uma distração de Ana na receção, sobe para os quartos. Cortez entra no quarto, de arma em punho, mas não encontra Joaquim nem nada dele.

Os convidados começam a chegar e Félix aproxima-se de Cláudia e elogia-a, dizendo que está muito bonita. Cláudia despreza Félix e pede-lhe distância, dizendo-lhe que ele lhe mete nojo. No quarto de Duarte, Nazaré está pronta para descer as escadas e começar a cerimónia quando Cortez entra, com um passa montanhas a tapar a cara, e lhe aponta uma arma exigindo que chame Joaquim. Laura conversa com Gonçalo sobre Joaquim. Ana ouve a conversa e diz aos pais que lá esteve um homem à procura dele, mas que o quarto de Joaquim está vazio e nem sinal dele. Nazaré pede a Cortez que a deixe sair, é o dia do seu casamento. Cláudia bate à porta a perguntar o que se passa, mas Nazaré apressa-se a despachar a amiga. Cortez, ameaçador, ordena-lhe que chame Joaquim. Verónica estranha a demora de Nazaré, mas Cláudia tranquiliza todos, dizendo que a amiga vai descer dentro de momentos.

Laura entra, de rompante, para espanto de todos. Diz ter recebido uma chamada de Nazaré como se fosse para Joaquim e sobe ao encontro dela. Nazaré está muito nervosa. Abre a porta a Laura e Cortez apressa-se a apontar a arma às duas. Laura vê-se obrigada a largar a sua arma enquanto Cortez arrasta Nazaré para fora do quarto de arma apontada à sua cabeça. Cortez desce as escadas, toda a gente fica em pânico. Nazaré faz sinais a Duarte e consegue soltar-se com a ajuda do noivo. Laura sai a correr atrás de Cortez. Nazaré pede a Duarte que a abrace. Está aterrorizada com a ideia de que não a iam deixar casar. Ele pergunta-lhe se quer adiar o casamento, mas Nazaré diz que nem pensar. Depois do susto, Duarte e Nazaré conseguem casar. Félix vai buscar o champanhe para brindarem. Toni chora, desolado, por causa do casamento de Nazaré. Vai procurar o ouro e fica em pânico quando percebe que despareceu. Pede justificações a Matias, que lhe diz que teve de o devolver se não acabavam todos mortos. Glória, que ouve a conversa dos filhos, fica em pânico porque entregou uma das barras a João.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 083, quinta, 09 de setembro

Heitor está muito irritado pois não sabe do paradeiro da família e nem com a filha Carol conseguiu falar. Heitor contrata Fábio para que localize a sua família e diz-lhe que Sofia fugiu com os miúdos. Nazaré e Duarte despedem-se de Matilde, que se apressa a dizer à filha que não se preocupe com ela e que desfrute da lua de mel. Félix e Verónica estão satisfeitos pois o seu plano de acabar com Duarte está a correr como planeado. Já no iate, Duarte e Nazaré brindam ao amor. Deixam-se cair na cama e envolvem-se consumando o casamento. Nazaré deixa-se cair no peito de Duarte e acabam por adormecer. Nazaré e Duarte dormem profundamente pois beberam champanhe que Félix manipulou. Ouvimos os telemóveis de ambos a tocar, mas eles não acordam. Percebemos que foi Félix quem ligou e este entra, de seguida, no barco.

Félix está muito nervoso, as mãos tremem-lhe, com medo que algum deles acorde e dê pela sua presença. Félix corta a palma da mão de Duarte, esfrega o sangue nos lençóis e no corpo de Nazaré, e arrasta o sobrinho para fora do barco. Duarte foi a deslizar até à parte de fora da embarcação, deixando um rasto de sangue por onde passou. Félix ata-lhe um extintor ao pé e joga-o borda fora. Duarte cai no mar e, já dentro de água, abre os olhos. Nazaré abre os olhos. Fica em pânico com o sangue e corre a seguir o rasto até ao exterior da embarcação. Nazaré grita com todas as suas forças por Duarte, está desesperada. Vê umas bolhas de ar à superfície, mergulha e debate-se para trazer Duarte à tona. Félix, já a abandonar o Porto, está ao telemóvel com Verónica e diz-lhe que agora é só aguardar que Nazaré acorde. De repente, vê algo, fica em choque e desliga a chamada.

No iate, vemos Nazaré a puxar Duarte para o convés. Duarte, ainda sem forças, diz-lhe que a ama. Já dentro do barco, Duarte diz a Nazaré que isto foi tudo um plano dos tios para o matarem. Está débil, confuso e revoltado. Nazaré, percebendo que não pode mentir mais, conta ao marido a chantagem de que tem sido alvo nos últimos tempos por parte de Félix e Verónica. Duarte ainda mal tinha recuperado do choque quando Félix entra pelo barco, aponta uma arma a Nazaré e diz ao sobrinho que tem duas hipóteses: ou lhe dá a empresa ou Nazaré e o filho morrem. Nazaré tenta soltar-se, mas Félix aponta-lhe a arma e ordena-lhe que amarre Duarte. Ela recusa-se a fazê-lo e diz a Duarte para fugir. Duarte diz a Nazaré que faça tudo aquilo que Félix manda. Félix fala com Verónica, que está visivelmente nervosa, e diz-lhe que o advogado vai tratar da papelada para que Duarte doe legalmente a empresa. Verónica está apreensiva, tem medo que o plano não resulte, mas Félix não podia estar mais confiante.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 084, sexta, 10 de setembro

Na Quinta, Duarte está fechado no seu quarto enquanto Nazaré está noutro. A única forma de comunicarem é falarem de um lado para o outro. Duarte culpa Nazaré por tudo o que está a passar e diz-lhe que, caso ela esteja grávida e o filho seja dele, não vai permitir que cresça com uma mentirosa como ela. Nazaré diz-lhe que o ama e que em relação a isso nunca lhe mentiu. Temeu contar-lhe a verdade com medo que ele não acreditasse nela. Nazaré está de rastos com a ideia de que Duarte lhe poderá tirar o filho. Heitor deixa mensagem de voz para a filha a fingir que está em grande sofrimento enquanto Laura fala com Sofia e a descansa em relação a Heitor pois ele não irá encontrá-la. Fábio chega ao Hotel e fica atento à conversa que Laura está a ter com Sofia ao celular. Sofia continua com muito medo que Heitor os encontre e desabafa com Laura, dizendo que Pipo tem sido um grande apoio, já Carol não está a reagir bem à mudança.

Gonçalo encaminha Fábio para o seu quarto no Hotel e, já instalado, Fábio liga a Heitor a dizer que quando tiver novidades de Sofia entra em contato com ele. De volta à Quinta, e já com Heitor presente, Duarte recusa-se a assinar os documentos enquanto acusa os tios de serem uns assassinos. Heitor esmurra-o enquanto Verónica diz ao sobrinho que não tem outra alternativa. Nazaré está trancada. Ouve os barulhos no quarto ao lado e grita para que parem de fazer mal a Duarte. Verónica, já farta de tanto impasse e vendo que Duarte não vai assinar os documentos, acalma-se e diz-lhe que vai ficar ali com os documentos para refletir sobre o assunto, mas que não vai chegar a conclusão nenhuma porque não lhe resta alternativa se não assinar.

Os tios saem, juntamente com Heitor, e trancam Duarte no quarto. Duarte consegue rebentar com a fechadura e vai buscar Nazaré ao outro quarto. Duarte e Nazaré tentam fugir, mas Félix agarra-a. Nazaré consegue soltar-se e diz a Duarte para fugir, mas Heitor aponta-lhe uma arma e Duarte acaba por assinar os documentos de cedência da empresa. Duarte sai dali a correr e vai ao Hotel, na esperança de falar com Laura. Laura não está e ele conta a Gonçalo que os tios o obrigaram a passar-lhes a empresa e que quer apresentar queixa, antes que seja tarde demais.

NOVELA NAZARÉ: RESUMO SEMANAL DE 13 A 17 DE SETEMBRO DE 2021

RESUMO NAZARÉ – capítulo 085, segunda, 13 de setembro

Joaquim vai até casa de Dolores. Dolores não quer ouvi-lo e pede aos filhos que chamem a polícia. Joaquim explica que não vale a pena, que para se redimir vai colaborar com a Judiciária para desmascarar a organização para que trabalhou de traficantes de obras de arte. Joaquim diz a Dolores, Bárbara e Luís porque é que mentiu em tribunal e conta-lhes tudo sobre a chantagem dos Blanco. Pede a Dolores que o perdoe mas Dolores, completamente atordoada, pede tempo para processar tudo. Laura e Duarte vão à Atlântida confrontar Félix e Verónica. Os tios mentem e manipulam a conversa, dizendo que foi Nazaré quem tentou matar Duarte e que o sobrinho é que lhes pediu para ficarem com a empresa. Laura não acredita em nada do que lhe dizem.

Já sozinhos, Duarte diz a Laura que os tios mentem e jura estar a contar a verdade. Laura acredita nele, mas adverte que tenha alguma cautela porque já se percebeu que Félix e Verónica não estão para brincadeiras. Toni sugere à mãe e ao irmão que roubem o colar da celebridade que vai ficar no Hotel para poderem pagar a Cortez e repor a barra de ouro que Glória entregou a João para pagar a dívida. Duarte vai até casa da Nazaré e conta que fez queixa dos tios a Laura, mas que eles dizem que foi Nazaré que o tentou matar na noite de núpcias. Nazaré tem medo deles, mas diz a Duarte que vai falar com a Laura. Duarte não a perdoa. Na casa Félix, o casal faz a cabeça aos filhos, tentando fazê-los acreditar que foi Nazaré que tentou matar Duarte. Érica está em choque com toda a situação mas Bernardo, por sua vez, diz que eles estão a mentir e que são pessoas más.

Bernardo vai ao encontro de Duarte e mostra-lhe o seu apoio, dizendo que acredita nele e que sabe que os pais estão a mentir. Duarte confessa ao primo que Nazaré vai falar com Laura e contar toda a verdade. Duarte acha que, assim, as coisas se vão resolver. Na receção do Hotel, Laura fala com Gonçalo e Joaquim e diz que acredita em Duarte, mas que sem provas fica difícil incriminar Félix e Verónica. Laura recebe no seu telemóvel as imagens de Nazaré a assaltar a Quinta e Joaquim, que consegue ver as imagens, sai a correr. Joaquim vai até à casa de Nazaré e avisa a filha que Félix enviou para Laura as imagens do assalto e que ela tem de fugir rapidamente para não ser presa por um crime que não cometeu.

Toni sai apressado ao encontro de Nazaré deixando a mãe desconfiada de que ele sabe algo mais do que aquilo que lhe conta. Laura vai a casa de Nazaré e Matilde, muito tensa, diz-lhe que não sabe de Nazaré. Diz que a filha saiu e ainda não voltou e que ela não sabe onde foi. Em casa de Félix, Laura diz-lhes que acha muito estranho o vídeo ter imagens editadas. Félix e Verónica mantêm uma postura tranquila enquanto Laura lhes diz que vai ouvir o que Nazaré tem para contar com muita atenção. Toni chega a sua casa com Nazaré e diz à família que ela ficará ali, por enquanto. Joaquim diz à filha que ela tem de sair do país e que a ajuda, mas Nazaré não quer ir embora, mas sim provar a sua inocência.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 086, terça, 14 de setembro

Toni agradece à mãe por deixar ficar Nazaré ali em casa. Toni sente-se culpado por Nazaré estar a assumir as culpas sozinha e promete que a vai ajudar a provar a sua inocência. Ana recebe Luísa e Mauro no Hotel e fica entusiasmada com a sua presença. Mauro, sem que Luísa perceba, pede a Ana que guarde no cofre do Hotel um anel pois pretende pedir a namorada em casamento. Matias, que está por ali, ouve a conversa e reconhece Luísa, foi a mulher de que Toni falou em relação ao plano de lhe roubar o colar para pagar a dívida a Cortez. Matias fica atento. Toni está com Nazaré, que lhe confessa estar cheia de medo. Toni consola-a e diz-lhe que vai gostar dela sempre e que estará sempre para a apoiar ainda que ela tenha escolhido Duarte em detrimento dele. Bárbara vai até à Quinta e diz a Duarte que não está ali numa tentativa desesperada de uma reaproximação, mas sim como amiga e que, se Duarte precisar, ela está ao seu dispor para desabafar.

Joaquim vai novamente ao encontro de Dolores e procura o seu perdão. Dolores explica-lhe que não é fácil para ela superar tudo isto, mais uma vez. Joaquim não consegue resistir e beija Dolores com paixão, que também se deixa envolver. Nazaré vai até à Quinta falar com Duarte. Foi dizer-lhe que o ama e que sabe que ele nunca a irá perdoar, mas que o filho que ela carrega, ele não lhe vai tirar porque é a única coisa que lhe sobra da história de amor que viveu com ele, é a única coisa verdadeira que sobra de tudo. Nazaré dirige-se à saída, lavada em lágrimas, quando Duarte a chama. Nazaré olha esperançosa para ele quando ouve as sirenes lá fora. Tenta fugir para a sua mota quando Duarte lhe mostra a escuta. Laura entra e detém Nazaré.

Nazaré tenta defender-se e dizer a Laura que não matou António e que esta situação é toda muito injusta pois ela é inocente. Num impulso, Nazaré sobe para a sua mota e arranca a toda a velocidade. Prata ainda lhe faz mira, mas Duarte e Laura impedem que dispare, pois, Nazaré está grávida. Prata e Laura entram no carro e seguem atrás de Nazaré. Em casa dos Silva, estão todos muito preocupados sem notícias de Nazaré. Toni diz que está disposto a ajudá-la porque é injusto que arque com as consequências sozinha, apesar de Glória não achar muito graça. De repente, Matilde recebe uma videochamada da filha a contar que Laura quase a apanhou e que, naquele preciso momento, deve estar à procura dela porque fugiu.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 087, quarta, 15 de setembro

Verônica mostra a Érica as imagens de Nazaré e a filha fica incrédula e convencida de que Nazaré é mesmo culpada. Pede à mãe autorização para enviar as imagens ao irmão. Bernardo recebe o vídeo que incrimina Nazaré e Duarte comenta que sabe que Nazaré não é totalmente inocente, mas que aquilo foi tudo um plano orquestrado por Félix e Verónica. Olívia acha que Bernardo devia tentar falar com a mãe para ver se descobria alguma coisa. Fábio liga a Heitor a dizer que conseguiu obter a localização da sua família através do telemóvel de Carol, mas adverte-o de que estão protegidos. Heitor quer seguir, de imediato, em busca da família, mas Félix liga-lhe a dizer que precisa dele na Atlântida.

Félix diz a Heitor que quer que ele mate Verónica e que incrimine Nazaré. Heitor diz que precisa de tempo para tratar de uns assuntos pessoais e Félix acede, mas ordena que siga com o plano. Nazaré desabafa com o pai e diz que acha que foi Duarte quem a denunciou. Joaquim aconselha a filha a esquecê-lo e a proteger o seu filho. Ana atende o telemóvel a Sofia, que está em pânico. Ana chama Gonçalo, aos gritos. Gonçalo diz à amiga que vai a casa de Heitor ver se Carol lá está. Carol encontra-se com o pai, em casa. Diz a Heitor que veio sozinha pois ouviu a sua mensagem e decidiu vir ter com ele. Heitor emociona-se com a atitude da filha mas, ao mesmo tempo, está cheio de raiva por não saber da mulher e do filho Pipo.

Toni fica nervoso quando vê Laura a entrar pelo Restaurante. Laura pergunta-lhe por Nazaré e diz que a viram a entrar em casa deles. Matias desmente, mas Laura diz a Toni que terá de acompanhá-la à esquadra. Matias apresenta à mãe o plano que Toni fez para roubarem o colar da famosa que está no Hotel. Glória fica apreensiva e disfarça o interesse, tal como Matias, mas ficam ambos a pensar no assunto. Bernardo vai a casa, acompanhado por Olívia, e pergunta a Verónica se ajudou Félix com todo este plano maquiavélico para matar o primo e incriminar Nazaré. Verónica desmente tudo e tenta fazer a cabeça de Bernardo para que ele acredite que Nazaré é culpada. Gonçalo quer levar Carol, mas Heitor não deixa. Sofia entra em casa, acompanhada pelo funcionário da APAV, e agarra em Carol para a levar dali para fora.

Duarte vai até casa de Nazaré e diz a Matilde que não foi ele que denunciou Nazaré, que foi Laura que colocou uma escuta na Quinta e que nunca a entregaria a não ser que soubesse que estaria em segurança. Já de volta ao “esconderijo”, Sofia tenta acalmar a filha e Carol promete à mãe que não volta a fugir. Têm de parar, no meio da estrada, pois Carol está aflita para “ir à casa de banho”. Sofia acompanha a filha até um sítio onde não seja vista. Sofia aguarda por Carol quando é surpreendida por Heitor que a agarra de forma a que não consiga soltar-se ou gritar e a arrasta-a para o lado oposto até desaparecer com ela.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 088, quinta, 16 de setembro

Carol fica desesperada quando não vê Sofia. Num sítio oposto ao de Carol, Heitor bate em Sofia com violência. Sofia pede misericórdia ao marido, mas Heitor está fora de si. Bate em Sofia até que esta cai e bate com a cabeça numa pedra ficando inconsciente. Heitor fica petrificado. Num barracão, Joaquim entrega um telemóvel novo a Nazaré e diz-lhe que tem de fugir se não vai presa. Matilde, que está com eles, conta à filha que Duarte está preocupado com ela e que não foi ele que a denunciou. Nazaré está em pânico, não quer fugir, quer provar a sua inocência. Heitor chora e Carol grita e insulta o pai. O funcionário da APAV apressa-se a certificar que Sofia está viva. Na Quinta, Laura fala com Duarte que lhe diz que Nazaré é inocente da morte de António. Laura confessa que as provas todas conduzem a que tenha sido Nazaré e que, se tudo aquilo foi um plano de Verónica e Félix, foi muito bem engendrado.

Verónica e Érica vão até à Quinta tentar convencer Bernardo a voltar para casa, em vez de estar ali com Duarte. Duarte perde a cabeça com a tia e expulsa-a, dizendo que está proibida de entrar ali. Bernardo fica muito agitado com toda a situação, mas não pretende abandonar o primo. Cortez aparece no Restaurante e ameaça Glória com uma arma. Dá-lhe até ao final da semana para lhe entregar o dinheiro correspondente à barra de ouro. Toni e Matias estão dispostos a ajudar a mãe e seguir com o plano do assalto. Matilde e Joaquim estão no Mercado enquanto Matilde faz algumas compras para levar a Nazaré. Joaquim avisa-a que tem de ter cuidado para não ser seguida. Dolores observa-os. Joaquim conta a Dolores que está a esconder Nazaré e pede-lhe segredo enquanto Bárbara atenta na conversa deles muito intrigada.

Heitor diz a Félix que Sofia teve um acidente e que não pode fazer aquilo que ele lhe pediu (matar Verónica). Félix tenta demovê-lo, mas não consegue. Verónica estranha vê-los juntos. Já no Hospital, Sofia está em coma. Carol chora e pede desculpa à mãe. Gonçalo e Laura, que também lá estão, tentam acalmá-la dizendo-lhe que não foi culpa dela. Matilde vai até ao barracão onde está Nazaré levar-lhe o jantar. Nazaré não quer que a mãe se ponha em risco por causa dela. Matilde entrega à filha um chocolate enviado por Toni. No Restaurante, Ismael está todo animado por ir jantar com Cláudia quando Félix chega e lhe pede para falar com ela. Já no Mercado, mais recatados, Félix diz a Cláudia que vai deixar Verónica de vez. Cláudia pede que prove que a ama e que inocente Nazaré. Ele diz-lhe que isso não pode fazer e Cláudia destrata-o.

RESUMO NAZARÉ – capítulo 089, sexta, 17 de setembro

Verônica vai ao encontro de Heitor e pergunta-lhe se falou com Félix sobre ela. Heitor começa a inventar uma história, Verónica percebe o que se passa e diz-lhe que, se ficar do lado dela, ela pode ajudá-lo com a custódia dos filhos e com toda a situação familiar. Bárbara fala com Duarte da proximidade de Joaquim e Matilde e diz que até Dolores reparou. Desconfia que eles sabem onde está Nazaré. Nazaré, sozinha no barracão e muito abalada, fala para a barriga e diz ao bebé que irá sempre protegê-lo de tudo e de todos. Na recepção do Hotel, Heitor, agressivo, diz que quer ver os filhos, mas Gonçalo tenta demovê-lo, dizendo que não estão. Heitor vê os filhos e avança para eles, mas Duarte põe-se à frente para o impedir.

Heitor esmurra-o e Laura vê-se obrigada a detê-lo. Heitor está a ser levado pela polícia enquanto grita, dizendo aos filhos que não acreditem em nada do que lhes dizem e que é inocente. Matilde vai até ao barracão levar mais coisas à filha. Nazaré pede à mãe que tenha cuidado pois, com tanta visita, alguém pode desconfiar. Matilde olha para a filha e confessa-lhe que, se pudesse, ficava com a dor dela, mas que nada tema pois juntas conseguem tudo. Verónica diz a Félix que têm de encontrar Nazaré rapidamente. Félix avisa-a que já pôs uma pessoa a segui-la e que, em breve, devem encontrá-la, pois não deve ter ido longe. Nazaré toma banho quando, de repente, ouve passos lá fora. Aflita, liga ao pai a perguntar o que deve fazer e a dizer que parecem passos de um homem. Joaquim, em desespero, diz a Nazaré que bloqueie a entrada e saia a correr.

Nazaré esconde-se e aguarda para ver se consegue ver quem é. Emociona-se quando percebe que é Duarte e tenta controlar-se para não se revelar. Duarte encontra apenas uma t-shirt de Nazaré, mas fica com a ideia de que ela não está mais ali. Nazaré liga a Joaquim a dizer que pode vir com calma pois era Duarte e que, apesar de não a ter visto, já percebeu que ela ali esteve. Ismael está chateado com Cláudia por causa do jantar falhado no Barbatanas. Cláudia pede desculpa e convida-o para jantar. Ismael pergunta-lhe se sabe que lhe está a dar esperanças e ela diz-lhe que sim e que é mesmo esse o objetivo. Verónica vai visitar Heitor à prisão e este pede-lhe que o tire dali. Verónica explica-lhe que não é assim tão fácil, mas Heitor diz-lhe que a pode ajudar, que tem o vídeo de Félix a matar António e conta-lhe ainda que Félix lhe pediu para a matar.

*O resumo da novela Nazaré pode sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela Band.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo