fbpx
BelezaMulher

Niacinamida: Descubra tudo sobre esse ingrediente com múltiplas funções

A niacinamida está cada vez mais presente nos produtos de skincare por ser um composto versátil com funções diversas, com ação clareadora, hidratante, antioxidante e muito mais.

A niacinamida é uma vitamina solúvel em água, também conhecida pelos nomes de nicotinamida e vitamina B3, e esse ingrediente tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de beleza, aparecendo nas formulações de produtos clareadores de manchas aos com ação antiacne.

 


niacinamida oferece diversos benefícios para a pele (Foto:Reprodução/Freepik)



Daniela Lopez, cosmetóloga pós-graduanda em Estética e Cosmetologia Avançada na UNIFESP explica: “A nossa pele se renova a cada 21 dias em um processo que é imperceptível para nós. Quando aplicada, a niacinamida acelera essa renovação, podendo contribuir para diversos cuidados do tecido cutâneo”.

A niacinamida ficou inicialmente conhecida por acelerar a renovação celular da pele, e ganhou fama de rejuvenescedor. “Ela contribui para a ativação dos fibroblastos que ficam na derme, que são como uma espécie de fábrica natural de colágeno, então ajuda a aumentar a produção de colágeno e elastina do tecido. Por isso, acabou ficando conhecido como um produto eficiente para o rejuvenescimento”, completa Daniela.

Porém, a niacinamida é um composto que possui outras funções como: auxilia na hidratação da pele incentivando a síntese de ceramidas naturais do órgão e atua na redução e prevenção de manchas.

A dermatologista carioca Larissa Oliveira explica: “Por se tratar de um composto versátil e suave, a niacinamida pode aparecer como um aliado de outros ingredientes em cosméticos de tratamento para quadros de acne, melasma e também para quadros de acne, melasma e também no combate do envelhecimento da pele.”

Essa vitamina oferece várias funções como: estímulo à renovação celular, uniformização do tom da pele, ação antioxidante eliminando os radicais livres, cicatrização e calmante, hidratação e fortalecimento da barreira cutânea, previne o envelhecimento precoce, auxilia no controle da oleosidade da pele.

A niacinamida é indicada para todos os tipos de pele incluindo as sensíveis, e pode ser usada por gestantes que querem prevenir o surgimento de estrias no corpo.

Fonte| lorena.r7

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo