
niacinamida oferece diversos benefícios para a pele (Foto:Reprodução/Freepik)
Daniela Lopez, cosmetóloga pós-graduanda em Estética e Cosmetologia Avançada na UNIFESP explica: “A nossa pele se renova a cada 21 dias em um processo que é imperceptível para nós. Quando aplicada, a niacinamida acelera essa renovação, podendo contribuir para diversos cuidados do tecido cutâneo”.
A niacinamida ficou inicialmente conhecida por acelerar a renovação celular da pele, e ganhou fama de rejuvenescedor. “Ela contribui para a ativação dos fibroblastos que ficam na derme, que são como uma espécie de fábrica natural de colágeno, então ajuda a aumentar a produção de colágeno e elastina do tecido. Por isso, acabou ficando conhecido como um produto eficiente para o rejuvenescimento”, completa Daniela.
Porém, a niacinamida é um composto que possui outras funções como: auxilia na hidratação da pele incentivando a síntese de ceramidas naturais do órgão e atua na redução e prevenção de manchas.
A dermatologista carioca Larissa Oliveira explica: “Por se tratar de um composto versátil e suave, a niacinamida pode aparecer como um aliado de outros ingredientes em cosméticos de tratamento para quadros de acne, melasma e também para quadros de acne, melasma e também no combate do envelhecimento da pele.”
Essa vitamina oferece várias funções como: estímulo à renovação celular, uniformização do tom da pele, ação antioxidante eliminando os radicais livres, cicatrização e calmante, hidratação e fortalecimento da barreira cutânea, previne o envelhecimento precoce, auxilia no controle da oleosidade da pele.
A niacinamida é indicada para todos os tipos de pele incluindo as sensíveis, e pode ser usada por gestantes que querem prevenir o surgimento de estrias no corpo.
Fonte| lorena.r7