fbpx
GeralLocal

Carlos Lula, secretário de saúde do Maranhão, é reeleito presidente do Conass

Secretário maranhense foi reeleito por unanimidade em assembleia virtual nesta quarta-feira (24).

O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, foi reeleito nesta quarta-feira (24), presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). A eleição foi realizada durante uma assembleia virtual com os gestores dos 26 estados e o Distrito Federal.

Carlos Lula foi reeleito por unanimidade para a gestão de 2021/2022. O secretário maranhense estava a frente do Conass desde junho do ano passado.

Na ocasião, também houve a eleição para os cargos de vice-presidente das cinco regiões do país. Veja quem são os eleitos:

  • André Longo (Sergipe): vice-presidente da Região Nordeste;
  • Juan Mendes da Silva (Amapá): vice-presidente da Região Norte;
  • Isamel Alexandrinho Júnior (Goiás): vice-presidente da Região Centro-Oeste;
  • Nésio Fernandes (Espírito Santo): vice-presidente da Região Sudeste;
  • Beto Preto (Paraná): vice-presidente da Região Sul.

 

Também foram eleitos os titulares e suplentes do Conselho Fiscal e representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por meio de uma rede social, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), parabenizou Carlos Lula e afirmou que o secretário vem fazendo um grande trabalho em defesa da vida e da saúde da população.

Nesta quarta-feira, o secretário afirmou ao G1que o Conass não foi avisado sobre a mudança do critério do preenchimento dos dados das mortes por Covid-19, anunciado pelo Ministério da Saúde. Para Lula, o órgão precisa rever “imediatamente” a norma e que a decisão gera descrédito.

A mudança foi feita no dia em que o Brasil bateu novamente o recorde de mortes por Covid-19 confirmadas em 24 horas. O Ministério da Saúde alterou a ficha dos pacientes no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). A informação foi confirmada por técnicos responsáveis por preencher diariamente as atualizações sobre novos óbitos causados pela doença.

Perfil do secretário

 

Carlos Lula é secretário estadual de Saúde do Maranhão desde 2016. Ele é advogado e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Lula também é consultor legislativo de carreira e professor universitário.

Fonte: G1

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo