fbpx
BelezaMulher

Descubra a melhor rotina de skincare para cada tipo de pele

Quantos passos preciso seguir? É ideal trocar os produtos com a troca de estação? Essas e outras dúvidas são esclarecidas por especialista!

Higienizar, tonificar, hidratar e proteger! Sabemos que o passo a passo de limpeza e aplicação dos dermocosméticos na pele pode ser infinito, mas será que isso é realmente necessário? Para a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clinica Vanité, uma rotina diária de cuidados tem passos básicos, mas cada pessoa apresentará necessidades específicas.

“Existe uma individualização no tratamento. A cútis mais madura precisa de protocolos que, às vezes, não são aplicados nas mais jovens. Além disso, também consideramos algumas características, como a oleosidade ou falta dela, e o indício de alguma patologia, a exemplo da acne ou rosácea”, explica a especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center.

Você sabe qual é a ordem correta de aplicar os produtos? Essa e as principais dúvidas sobre a sua rotina de skincare a médica esclarece a seguir.

Skincare (Foto: Envato Elements)
Skincare (Foto: Envato Elements)

O que não pode deixar de ter em uma rotina de cuidados diários com a pele?

Independentemente do tipo de pele ou idade, existem três passos básicos para todos os indivíduos: limpar, hidratar e proteger. Para remover as impurezas, lance mão de sabonetes e água micelar. Use tônicos faciais e equilibre o PH da pele. A hidratação vai de acordo com cada tipo de pele. Finalize com filtro solar. De acordo com a necessidade da cútis, podemos indicar o uso dos dermocosméticos, como antioxidantes e ativos antienvelhecimento.

Pessoas com peles oleosas ou secas podem ter a mesma rotina de cuidados?

Elas podem ter os mesmos passos dentro da sua rotina, usando produtos específicos para o tratamento de cada característica. Limpar, hidratar e proteger se mantém, mas com a diferenciação quanto à indicação do controle da oleosidade.

Skincare (Foto: Envato Elements)
Skincare (Foto: Envato Elements)

O clima influencia nessa rotina? Devemos mudar o skincare de acordo com cada estação do ano?

O clima pode, sim, influenciar a nossa rotina. Pessoas que têm tendência à pele seca podem piorar o quadro ao longo do inverno e talvez precisem fazer uso de ativos hidratantes de maior potência. Na cútis oleosa é feito um controle agressivo no verão, que também pode sofrer alterações no clima mais ameno. Com a ajuda de um profissional capacitado, ajuste o skincare durante as estações do ano.

Existe algum produto que é indicado para todas as idades?

Os produtos indicados para todas as idades e indispensáveis são o sabonete e o filtro solar. É importante criar hábitos para uma boa rotina de limpeza e de fotoproteção, isso porque devido à poluição das cidades, se não tivermos tais medidas, podemos até acelerar o envelhecimento da pele.

Skincare (Foto: Envato Elements)
Skincare (Foto: Envato Elements)

Qual é a idade certa para começar os cuidados de skincare?

Não existe idade certa para começar os cuidados de skincare, já que isso vai da necessidade de cada um. Eu considero essencial a partir dos 20 anos, mas já vemos muitos jovens na puberdade que precisam iniciar os cuidados por conta de alterações hormonais. Podemos orientar uma rotina mais básica de limpeza, hidratação e fotoproteção para peles normais e uma específica para as acneicas.

O skincare precisa ter quantas etapas? Quais produtos não podem faltar?

A rotina de cuidados com a pele não precisa ser longa e isso vai de acordo com a necessidade de cada um. Por exemplo, se for para controlar patologias ou dar ênfase no rejuvenescimento, terá mais passos, mas você não abrirá mão da limpeza, hidratação e da fotoproteção. O excesso de ativos no rosto pode contribuir para a irritação e sensibilidade da cútis. Orientamos até cinco etapas: limpar, tonificar, tratar, hidratar e fotoproteger.

Skincare (Foto: Envato Elements)
Skincare (Foto: Envato Elements)

A maquiagem influencia na rotina de cuidados? Ela pode fazer parte também?

Ela não influencia porque é algo que você faz no final. Mas, hoje em dia, a maquiagem também pode fazer parte da rotina de cuidados porque muitas têm proteção solar e produtos com mais de uma função. Também temos alguns ativos antioxidantes, como vitaminas que ajudam no skincare. Não podemos esquecer que após o uso, precisamos limpar a pele corretamente com agentes orientados pelo dermatologista.

Usar maquiagem todo dia estraga a pele? Qual é a melhor maneira de remover os resíduos deixados por ela?

Não estraga a pele e pode ser até uma aliada porque hoje em dia muitas têm ativos que foram mencionados anteriormente. No entanto, os danos podem surgir caso você não faça a limpeza corretamente após o uso ou use produtos muito oclusivos, que acabam piorando quadros de acne e rosácea, por exemplo. Nesses casos, você precisa se adaptar e lançar mão de algo mais leve na cútis.

A melhor maneira de remover os resíduos é com sabonete específico ou água micelar, que não altera o PH da derme. Os tônicos também mantém uma barreira eficaz, sem alergias, infecções e inflamações, e fazem uma limpeza profunda. Podemos utilizar um tônico com ação calmante, secativa, hidratante, entre outras que ajudam no controle dessas patologias.

Skincare (Foto: Envato Elements)
Skincare (Foto: Envato Elements)
Fonte: QUEM
Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo