NacionalPolítica

Mais de mil contas no Whatsapp foram banidas após denunciadas em plataforma do TSE

Segundo o TSE, no período de 27 de setembro a 15 de novembro, primeiro turno das eleições, a plataforma recebeu 4.759 denúncias, porém 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas às eleições.

O  Tribunal Superior Eleitoral realizou um balanço sobre a produtividade da plataforma de denúncias do TSE em parceria com o Whatsapp. De acordo com o órgão, cerca de mil contas foram banidas após serem reportadas na plataforma de denúncias conjunta por suspeitas de disparos de mensagens em massa no aplicativo. A ideia da plataforma é inibir o envio de notícias falsas em massa utilizando o aplicativo de trocas de mensagens.

Reprodução
Reprodução

Segundo o TSE, no período de 27 de setembro a 15 de novembro, primeiro turno das eleições, a plataforma recebeu 4.759 denúncias, porém 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas às eleições. Ao todo, 4.630 casos foram enviados ao WhatsApp para verificação de possível violação dos Termos de Serviço.

Das 3.236 contas válidas identificadas, 1.004 foram banidas por violação dos Termos de Serviço do aplicativo, número que corresponde a mais de 31% das contas válidas enviadas pelo TSE. Dentre as contas banidas, mais de 63% já tinham sido bloqueadas de forma proativa e automática pelo sistema de integridade do WhatsApp, antes mesmo de serem reportadas.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar