Mundo

Jerusalém pode passar a abrigar embaixada Dominicana

Ministro das Relações Exteriores da República Dominicana declarou a possibilidade

No último sábado (31), Israel recebeu a informação de que a República Dominicana considera transferir sua embaixada de Tel Aviv, para Jerusalém.

Segundo ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, Roberto Alvarez Gil, a medida, caso adotada, será para atender pedido da comunidade judaica local. A embaixada dominicana em Israel estava em Jerusalém até 1980.No Twitter, o ministro das Relações Exteriores israelense, Gabi Ashkenazi, relatou ter agradecido ao dominicano.

– Agradeci a ele (Alvarez Gil) durante nosso telefonema de ontem por esta importante decisão e pelos muitos anos de amizade entre nossos dois países – disse.

O anúncio da possível mudança de local da embaixada, ocorreu dois meses após alteração de poder na presidência da República Dominicana. O novo governante, Luis Abnader, enfatiza a relação com os Estados Unidos, principal parceiro comercial do país, como “muito especial”.

Em 2017, o presidente norte-americano Donald Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel e, em 2018, mudou a embaixada americana para a cidade israelense. Desde então, têm sido comum que países latino-americanos mudem, ou considerem mudar, suas embaixadas para a Jerusalém.

Jerusalém é disputada por israelenses e palestinos desde que parte do território da cidade foi capturado por Israel na guerra do Oriente Médio de 1967.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo