Local

Navio Stellar Banner vai ser afundado na sexta-feira na costa do Maranhão, segundo Marinha

Navio mercante encalhou em fevereiro na costa do Maranhão; toneladas de óleo e minério foram retirados da embarcação.

O navio Stellar Banner vai ser afundado nesta sexta-feira (12), segundo informou a Marinha do Brasil por meio de nota. O navio mercante de responsabilidade da Polaris Shipping encalhou na costa do maranhão em fevereiro deste ano.

Segundo a Marinha, o trabalho que antecede o afundamento do navio continua para retirada de todo material que possa causar danos ambientais.

“As empresas de salvatagem continuam com a retirada de objetos flutuantes, contaminantes e hidrocarbonetos de bordo. O AHTS (Anchor Handling Tug Supply) Bear, o OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha na contingência, o OSV (Offshore Support Vessel) Normand Installer e o Navio de Apoio Oceânico (NaPaOc) “Iguatemi”, da MB, estão na cena de ação para monitorar as atividades e vão permanecer no local após o alijamento a fim de verificar possíveis contaminações ou materiais volantes que por ventura se desprendam do Stellar Banner”, disse a Marinha em nota.

Acompanhando todo o processo, a Marinha segue com demais autoridades como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

A decisão de afundar o navio foi divulgada pela Marinha no último sábado (6). Na quinta-feira (4) o Stellar Banner foi rebocado de onde ficou encalhado e passou a ficar em águas mais profundas, a cerca de 111 km de São Luís.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo