Filmes e Séries

FINAL DE LOST COMPLETA 10 ANOS: RELEMBRE OS MISTÉRIOS SEM RESPOSTAS

Quais foram os mistérios que ficaram sem respostas?

O final de Lost está completando hoje, 23 de maio de 2020, exatos dez anos de sua exibição. E tendo você assistido ou não, precisa entender a importância e relevância que a série tem para a história.

Entre 2004 e 2010, JJ Abrams, Damon Lindelof e Jeffery Lieber criaram uma série sobre náufragos em uma ilha desconhecida e misteriosa, cativaram fãs devotados, frustraram inúmeros críticos com sua falta de respostas às perguntas levantadas – e também salvaram a rede de televisão ABC de uma baita recessão.

Aliás, falando em mistérios, embora tenha respondido algumas perguntas, outras tantas ficaram sem respostas quando a série terminou. Parte disso, talvez, contemplasse a mágica de Lost, que enchia os fóruns de Orkut com inúmeras teorias. De qualquer forma, cá estamos nós – dez anos depois – ainda discutindo isso.

Em celebração ao aniversário de dez anos do final da série, o Mix de Séries resolveu trazer alguns pontos que ficaram a ver navios. Nós não queremos responder nada. Apenas salientar que, às vezes, essa icônica série era realmente muito confusa.

8 – O que aconteceu com o corpo de Christian?

Como muitos personagens da série, Jack Shephard, de Matthew Fox, não teve o melhor relacionamento com seu pai, Christian. Nos primeiros anos, seu pai disse que ele não tinha o que era necessário para ser um herói e, finalmente, o relacionamento deles azedou quando Jack testemunhou em uma junta médica que seu pai causou a morte de uma mulher durante uma cirurgia realizada enquanto bêbado. Isso fez com que os dois se afastassem, até que Jack voou para a Austrália para pegar os restos mortais de seu pai morto.

Na ilha, nas primeiras temporadas, Christian aparece para o filho algumas vezes e parece ter ressuscitado. Mais tarde, é revelado que isso nada mais era do que a forma do Monstro de Fumaça. Essa é uma boa reviravolta e tudo mais, mas levanta uma questão interessante: o que aconteceu com o corpo de Christian? Sério, o Monstro apenas o escondeu? Ele jogou em uma caverna em algum lugar?

7 – Quem é a mãe?

Outra personagem desconcertante introduzida nos trechos posteriores da série foi a “Mãe”. Ela é aparentemente uma mulher que mora na ilha há muito tempo e cria Jacob e o Homem de Preto desde que eram crianças. Quando a vemos pela primeira vez, ela resgata a mãe deles, Claudia, da praia, e quando perguntada pela sobrevivente naufragada há quanto tempo ela estava lá, ela afirma rudemente que… Todas as perguntas que você fizer apenas levarão a mais perguntas.“.

Hum. Isso é algo que os espectadores devem ter descoberto – em algum momento – durante a série. Ser pressionado pelo tempo é uma coisa, mas apresentar uma personagem sem explicação de onde ela veio e depois matá-la e criar seus filhos sozinha nos tempos antigos, sem qualquer motivo, pode soar um insulto.

Imagem: Divulgação.

6 – Os outros e seu dinheiro

Responda essa: como é que um grupo de pessoas que vive em uma ilha no meio do nada em estruturas construídas na década de 1970 parece ter fundos e recursos ilimitados para viajar pelo mundo? Honestamente, esse foi um elemento da série que nos deixa loucos. Para ser justo, fãs apaixonados provavelmente poderiam apontar para a empresa de pesquisa de fachada vista em “Not in Portland” como uma fonte de renda, e a presença de Widmore entre o grupo é a prova de que eles recrutam pessoas de recursos, mas neste momento da série, Widmore não estava mais entre o grupo!

Eles pegaram parte do dinheiro dele e o esconderam em uma caverna em algum lugar? Ou talvez eles usem a chamada caixa mágica de Ben para conjurar sua riqueza. De qualquer forma, isso é algo que gostaríamos de ter respostas.

5 – Os poderes de Walt

Embora a vez em que seu pai – Michael – gritou seu nome tenha se tornando um meme com mais poder de permanência do que seu personagem no programa, Walt, de Malcolm David Kelley, é lembrado por fãs de Lost por um elemento de seu personagem que nunca foi explicado. Seus poderes psíquicos.

No episódio intitulado “Special“, ele parece fazer um pássaro bater em uma janela com sua mente. Na ilha, ele diz ameaçadoramente a Locke para não abrir a escotilha, apesar de, até esse ponto da série, ele não ter conhecimento da curiosa estrutura enterrada no chão. O que exatamente estava acontecendo aqui? Ele podia ver coisas pelas quais não estava presente também?

Quando perguntado sobre isso durante um painel na Comic-Con em 2011, Lindelof afirmou que Walt era especial “porque ele é” e não forneceu mais informações. As respostas vagas são sempre ótimas!

4 – A cabana na selva

Construída pelo hiper-assustador Horace Goodspeed, de Doug Hutchinson, Ben Linus primeiro trouxe Locke para a cabana sob o pretexto de conhecer Jacob. Ao chegar lá, os dois são confrontados inicialmente com uma sala vazia antes que os objetos comecem a voar assustadoramente, e um homem desconhecido que não se parece em nada com Mark Pellegrino aparece.

Mais tarde na série, a estrutura parece se mover à vontade pela ilha, por nenhum motivo específico. Por que esse é o caso? Esse elemento da história foi adicionado por um garoto de 14 anos que visitou o set? Não há nada de errado com locais únicos e misteriosos, mas mudar isso apenas porque é totalmente desconcertante, só aumenta o quão isso foi absurdo na série.

3 – Os números

Pode repetir eles agora, porque todos nós conhecemos de cabeça. 4.8.15.16.23.42…

A famosa sequência numérica apareceu inúmeras vezes em Lost, e em momentos aleatórios várias combinações dos números ou várias delas somadas apareceriam em vários lugares como um deleite para os espectadores que prestavam mais atenção.

Na série, Hurley os ouve de um paciente da instituição psiquiátrica em que ele se interna. Mais tarde, ele joga a sequência na loteria, ganha e sofre uma série de azar depois que culmina com seu voo para fora da Austrália, que cai na ilha. Alguns anos depois, os escritores revelaram ao público que os números em questão representavam aqueles que eram candidatos a substituir Jacob, mas isso ainda não explica por que eles foram amaldiçoados por Hurley.

Imagem: Divulgação.

2 – O esquecimento de Rousseau

Uma das primeiras presenças estrangeiras aos sobreviventes do acidente de avião, Danielle Rousseau fazia parte de um navio tripulado francês que acabou na ilha muito antes de Jack, Sawyer, Kate, Etc. Inicialmente, os espectadores foram atraídos por ela depois que ela capturou Sayid e tentou roubar o bebê de Claire, mas com o passar do tempo, as coisas mudaram. Descobrimos que ela teve uma filha, mas a criança foi roubada pelos Outros – Ben Linus para ser específico.

Isso levanta a questão de por que, quando ela viu Ben diretamente na noite em que ele roubou sua filha, ela o esqueceu anos depois, quando ele foi pego em sua rede fingindo ser Henry Gale?

Você pode culpar muitas coisas aqui. Loucura, ou que estava particularmente escuro na noite em que Alex foi sequestrada, ou mesmo o fato incontestável de que Michael Emerson era tão bom no que pretendia ser uma execução limitada que os roteiristas expandiram seu papel dramaticamente. Mas, seja como for, é um buraco na trama e grande.

Lost os mistérios não respondidos

Imagem: Divulgação

1 – O cavalo de Kate

Encontrado pela primeira vez quando Austen foi presa e transportada sob custódia pelo delegado federal da Flórida, o cavalo preto estava parado na estrada, fez o policial desviar e colidir e permitiu que Kate escapasse de suas garras mais uma vez. Mais tarde na série, ela vê o mesmo cavalo no meio da selva. Ela assume que é uma espécie de alucinação, mas mais tarde, vemos ela e Sawyer acariciando a criatura.

Embora tenha sido confirmado que o Homem de Preto pode assumir a forma de animais (e ele se transformou em uma aranha para incapacitar os tão odiados Nikki e Paulo), em cenas com o cavalo, não podemos ouvir o clique da assinatura que acompanha sua forma de fumaça. O cavalo também não mostrou nenhuma animosidade em relação a Sawyer e Kate.

Então, ou isso é uma armação narrativa dos escritores ou, em uma serie que contém algumas das coincidências mais surpreendentes do universo, é o mesmo cavalo da Flórida. De qualquer forma, gostaríamos de ter uma resposta definitiva.

Lost os mistérios não respondidos

Imagem: Divulgação

Estas são apenas algumas perguntas não respondidas em Lost. Muitas outras também ficaram sem respostas. Você se lembra de alguma? Então deixe nos comentários.

Mas o que importa é: viva a Lost, e toda a sua influência e importância para a história da TV.

*Mix de Séries

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar