
De acordo com a DPE/MA, o atendimento prestado pelo órgão é inteiramente gratuito, sem qualquer cobrança em nenhuma fase do processo.
Um dos casos mais recentes envolve um criminoso que, via WhatsApp, entrou em contato com um assistido, citou corretamente o número de um processo e afirmou que havia ganho de causa. Em seguida, solicitou uma ligação, com o provável objetivo de exigir pagamento para liberação de valores judiciais.
O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, reforçou o alerta:
“Nosso atendimento é gratuito. Orientamos que a população não responda a mensagens suspeitas e denuncie qualquer tentativa de golpe”.
As denúncias podem ser feitas por meio do WhatsApp institucional da DPE/MA: (98) 99242-0257.
Canais oficiais de atendimento:
Telefone fixo (São Luís): (98) 2055-3010
WhatsApp para atendimento: (98) 99181-2373
Central de atendimento processual: Ligue 129
Telegram (Cível e Família): (98) 99241-9770
Telegram (Criminal): (98) 99242-1930
Lista completa de núcleos regionais: https://defensoria.ma.def.br
A Defensoria reforça que não solicita depósitos, transferências ou qualquer tipo de pagamento de seus assistidos. Toda comunicação oficial deve ocorrer exclusivamente pelos canais institucionais. A denúncia de golpes é fundamental para evitar novas vítimas.