
Os preços da picanha e da cerveja dispararam em 2024, frustrando as promessas de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dados do IPCA divulgados pelo IBGE mostram que a picanha teve alta de 8,74% no ano, após queda de 10,69% em 2023. Já a cerveja consumida em casa subiu 4,5%, enquanto nos bares e restaurantes o aumento foi de 5,83%.
Durante a campanha de 2022, Lula prometeu que “o brasileiro voltaria a fazer churrascos com picanha e cerveja”. No entanto, esses itens se tornaram cada vez mais inacessíveis para boa parte da população.

Analistas destacam que a política econômica do governo Lula tem influenciado diretamente na crise financeira do Brasil. A combinação de dólar elevado, aumento nas exportações, estiagem e alta demanda interna, estimulada pela queda do desemprego e ganhos de renda, elevou os preços.
Para muitos brasileiros, picanha e cerveja, símbolos de um churrasco acessível, não passam de um sonho cada vez mais distante.