O legado de Jair Paiva…
Jair Paiva e o brilhante legado como Delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão

O Jornal Itaqui-Bacanga (JIB) traçou a trajetória do competentíssimo delegado Jair Paiva. Apesar dos burburinhos levantados da possível exoneração dele do comando geral da Polícia Civil do Maranhão, o seu legado está cravado no estado.
Nesse interim de incertezas, o JIB se antecipa aos fatos e assevera que jamais a brilhante e extraordinária história desse incrível profissional será apagada.
Entenda:
Com uma carreira de 26 anos dedicada a Polícia Civil do Maranhão, entre as diversas passagens que já teve na condução de várias delegacias, o trabalho, a dedicação e humildade fizeram o brilhante delegado Jair de Lima Paiva Júnior – Jair Paiva – chegar ao posto mais alto da Polícia Civil do Maranhão, que é o cargo de Delegado-geral.
Ao longo de três anos chefiando a Polícia Civil do Maranhão, Paiva desenvolveu um trabalho a altura da instituição, com produtividade, humanização, resultado na prática, garantindo a elucidação de variados crimes e a segurança do cidadão maranhense.
Paiva sempre adotou uma postura serena, de altivez na condução dos trabalhos, o que contribuiu para o seu destaque. Diante da competência e capacidade de conseguir controlar crises de todas as ordens, Jair Paiva é considerado por todas as esferas, o melhor Delegado-geral que já passou pela Polícia Civil no Maranhão.
Grifa-se também, que Paiva, além do extraordinário desempenho na chefia da Polícia Civil tem características imprescindíveis, como a lealdade, capacidade de diálogo com todas as camadas da sociedade sem fazer distinção, fato que, fizeram a ADEPOL – (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão) e a Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão) abrir conversas cordiais com o governo do Maranhão, algo que não acontecia há anos, fato de grandeza, que fez essas duas entidades representativas apoiar o trabalho do Dr. Jair na condução da Delegacia-geral.
Entre suas qualidades, a humildade e lealdade resplandecem em Jair Paiva
Esse enorme trabalho e trato sério com a Polícia Civil, também reluziu com que nomes destacados da área da segurança pública e do meio político maranhense afirmem categoricamente que foi a decisão mais acertada que o governador Carlos Brandão fez ao anunciar entre os nomes para os cargos de mais relevância no governo, o nome de Jair Paiva.
Conheça a história do delegado Jair Paiva:
No comando da Delegacia-Geral desde de abril de 2022, Jair Paiva é delegado da Polícia Civil do Maranhão desde 1998, após seu curso de formação na Academia de Polícia Federal, em Brasília. Iniciou sua carreira como delegado de Polícia da cidade de Aldeias Altas, em seguida, como titular do 2°Distrito Policial de Caxias. Em 2001, Jair Paiva comandou a 17ª Delegacia Regional de Caxias, onde ficou por 8 anos.
No ano de 2009, foi convidado a coordenar a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), ocupando o cargo até o ano de 2014. Em seguida, Paiva, retornou a Delegacia Regional de Caxias ficando entre os anos de 2015 e 2020.Seus últimos trabalhos foram prestados como delegado titular da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da cidade de Caxias, além de ter sido o responsável pela implantação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Caxias, sendo o primeiro delegado titular da delegacia especializada.