
Um professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), identificado como Jhonatan Almada desmontou com dados o ”conto de fadas” e mostrou a dura realidade deixada pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), que agora sonha em ser governador do Maranhão.
O diretor de Graduação da UFMA, ex-reitor do IEMA e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, apontou que a pequena cidade de São Pedro dos Crentes tem dados baixíssimos e alarmantes de desenvolvimento.
“Podemos imaginar que sua gestão lá justificaria tal projeção política. O município se tornou uma terra da promissão após sua gestão?”, questiona. E complementa o professor Jhonatan: “Podemos imaginar que sua gestão lá justificaria tal projeção política. O município se tornou uma terra da promissão após sua gestão?”, questiona.
Confira abaixo o desastre deixado por Bonfim em números:
1. O município como praticamente todos do Maranhão, depende das transferências externas para sobreviver, cerca de 95,1% das receitas são externas (IBGE, 2015).
2. Dentre os seus 4.700 habitantes, somente 441 estão empregados (formal e informal) e 50,8% da população vive com meio salário mínimo por mês (IBGE, 2019, 2010). 3.878 pessoas estão em situação de pobreza, sendo que 2.524 estão em extrema pobreza e dependem do Bolsa Família.
3. Somente 0,8% das vias públicas são urbanizadas e 99,7% da população não tem acesso a esgotamento sanitário (IBGE, 2010).
4. O município de São Pedro dos Crentes é recordista em internações por diarreia, ocupa o 11º lugar dentre os 217 municípios do Maranhão e o 23º lugar dentre os 5.570 municípios do Brasil (IBGE, 2016).
5. E a educação, não tem o melhor IDEB? O município de São Pedro dos Crentes só possui 5 escolas de responsabilidade municipal, vamos aos seus números:
5.1 Cerca de 82% das crianças de São Pedro dos Crentes concluem o ensino fundamental sem saber Matemática e 66% sem saber Português. A escola municipal não sabe ensinar.
5.2 Nenhum das 5 escolas municipais de São Pedro dos Crentes possui Biblioteca ou Laboratório de Ciências. É uma escola pobre para os pobres.
5.3 Cerca de 40% das escolas dependem de água de cacimba ou de poço para garantir o abastecimento da comunidade escolar.
7. Espero que este fio contribua para o debate público e ajude nossa cidadania a errar menos nas eleições de 2022.