fbpx
Internet e Redes SociaisStartupsTecnologia

Como filtrar conteúdo impróprio para crianças na internet

Separamos algumas dicas para você bloquear conteúdo impróprio para menores na internet para que seus filhos não tenham acesso.

A internet dá para as crianças e adultos acesso fácil a uma gama extremamente ampla de conteúdo. Isso oferece muitas oportunidades, mas também apresenta um risco significativo de que nossos filhos acessem conteúdo que consideramos inadequado para eles – principalmente o chamado “conteúdo adulto”.

Em alguns casos, eles mesmos pesquisam, em outros casos, eles se deparam com ele sem querer, seja por meio de anúncios invasivos, cliques errados, mal-entendidos inocentes ou envio de links inadequados.

A tecnologia digital tornou muito fácil para as crianças ver e acessar materiais que os pais desaprovam ou que são potencialmente prejudiciais à criança. À medida que mais e mais crianças adquirem smartphones e tablets, aumenta o risco de visitar sites inapropriados ou baixar aplicativos potencialmente prejudiciais, especialmente porque podem fazê-lo em qualquer lugar, longe de casa e da vista dos pais.

O nervosismo dos pais em torno dessa questão está longe de ser infundado. Existem inúmeros estudos que demonstram ligações entre o uso de conteúdo adulto e resultados negativos para as crianças.

Os efeitos negativos podem incluir um impacto no bem-estar, relacionamentos e desenvolvimento psicológico. Claro, os sites adultos não são os únicos tipo de conteúdo impróprio por aí, mas junto com seções de comentários tóxicos é provavelmente o mais difundido e pernicioso.

Proteja as crianças de conteúdo impróprio

Há uma variedade de abordagens diferentes que os pais podem adotar para resolver esse problema. Uma abordagem mais extrema seria retirar completamente o smartphone, mas para muitos, especialmente de crianças mais velhas, isso vem com desvantagens significativas.

No entanto, existem mais opções e técnicas, que os pais podem empregar para bloquear conteúdo censurável (como sites +18 ou cenas violentas) nos dispositivos Android das crianças.

Bloqueando pelo Roteador

cloudFlare tem um servidor DNS para bloquear sites impróprios. Há dois anos,o DNS 1.1.1.1, foi lançado e em pouco tempo se tornou popular, sendo utilizado por um número cada vez maior de pessoas em uma grande velocidade.

Importante: as instruções para configurar podem ser diferentes em seu roteador. Antes de continuar, verifique o site de suporte do fabricante para obter detalhes mais específicos.

1. Abra seu navegador da web.

2. Digite o endereço IP do seu roteador e pressione Enter.

Dica rápida: você pode encontrar essas informações usando a tecla de atalho do Windows + R , digitando cmd, clicando em OK e, no prompt de comando, execute o comando ipconfig. O endereço IP do roteador será aquele listado no campo Gateway padrão.

3. Faça login usando o nome de usuário e a senha do roteador, conforme necessário. (Normalmente, você encontrará essas informações em um adesivo em seu roteador.)

4. Abra a página de configurações do servidor DNS. Consulte o site de suporte do fabricante do roteador para localizar essas configurações. No entanto, na maioria das vezes, essas configurações podem ser encontradas na seção de configurações avançadas. Este é o local para obter as configurações de DNS em algumas das marcas de roteadores domésticos mais populares:

  • Linksys: Configuração > Configuração básica.
  • ASUS: WAN > Conexão com a Internet.
  • Google Wifi: Configurações > Rede e geral > Rede avançada > DNS.
  • Netgear: Internet.
  • D-Link: Configuração manual da conexão à Internet.

5. Na seção de configurações de DNS, use estes endereços IPv4:

  • 1.1.1.1
  • 1.0.0.1

6. Salve suas configurações.

7. Reinicie seu navegador.

Depois de concluir as etapas, reinicie o computador para começar a usar as novas configurações.

Como alternativa, você pode abrir o Prompt de Comando e executar estes dois comandos:

  • ipconfig /flushdns
  • ipconfig /renew

Esses comandos limparão o cache do DNS Resolver em seu dispositivo e solicitarão uma renovação das configurações IPv4.

É importante notar que você não precisa aplicar os endereços IP versão 6 em seu roteador se sua rede já estiver usando IP versão 4. No entanto, se for necessário usar os endereços IPv6, você deve inseri-los no DNS IPv6 página de configuração no seu roteador.

  • 2606:4700:4700::1111
  • 2606:4700:4700::1001

Como bloquear no Android

Método 1: use as restrições do Google Play

O primeiro método para garantir que seus filhos estejam protegidos on-line contra conteúdo potencialmente nocivo é ativar as restrições no Google Play em seus dispositivos Android.

Eles podem ser usados ​​para impedir que crianças baixem aplicativos, jogos e outros recursos da web que não sejam apropriados para sua idade.

  • Para fazer isso, primeiro escolha o ícone da Google Play Store na lista de aplicativos no dispositivo da criança;
  • Em seguida, abra ‘Configurações‘. Você pode fazer isso tocando no sinal de menu no canto superior esquerdo da tela inicial da Play Store e escolhendo ‘Configurações‘ na janela que se abre;
  • Na tela ‘Configurações‘, você precisa escolher ‘Controles dos pais‘;
  • Depois de tocar nele, você irá para a tela ‘Controles dos pais‘, onde poderá ativar o recurso;
  • Depois de fazer isso, você será oferecido para criar um PIN, cujo uso permitirá que você altere as configurações de controle dos pais para esta conta. Obviamente, não diga ao seu filho o código PIN;
  • Depois que o PIN for definido, você poderá definir restrições com base nas classificações etárias da loja para cada categoria.

Método 2: ativar a pesquisa segura

Outra abordagem simples para bloquear conteúdo impróprio no Android é habilitar o recurso de pesquisa segura do Google. Não é um sistema hermético, e as crianças que procuram maneiras de contornar isso provavelmente vão conseguir, mas é bom para garantir que as crianças não tropecem acidentalmente em coisas para as quais não estão prontas quando navegam na Web usando o aplicativo Google Chrome.

  • Para ativá-lo, toque no ícone do Chrome na lista de aplicativos;
  • Em seguida, pressione o sinal de “três pontinhos” no canto superior direito;
  • Em seguida, escolha ‘Configurações‘ na nova janela;
  • Escolha a subcategoria ‘Privacidade‘ na seção ‘Avançado‘;
  • Habilite ‘Navegação Segura‘ na próxima janela.

Método 3: Use um aplicativo de controle dos pais

Esta é a mais completa e para muitos casos a melhor solução. O software de controle dos pais como Google Family Link oferece a capacidade de bloquear conteúdo impróprio nos dispositivos de seus filhos e proteger seus filhos (não apenas da descoberta acidental de sites adultos entre outros, mas também impede tentativas deliberadas de acessar esse conteúdo).

Além disso, Google Family Link possui muitas outras ferramentas para gerenciar o telefone do seu filho, mas se elas não forem necessárias, elas podem ser desligadas para focar no bloqueio de conteúdo.

Fonte| Bit Magazine

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo