fbpx
GeralSaúde

Maternidade de Paço do Lumiar é inaugurada pelo governo do estado

A unidade hospitalar funciona na Avenida 13, antiga Unidade Mista do Maiobão e se destina à saúde materno-infantil das luminenses e região.

O governador Flávio Dino entregou um importante reforço à saúde e atendimento às gestantes maranhenses. Nesta sexta-feira (14), foi inaugurada a nova maternidade de Paço do Lumiar. A unidade hospitalar funciona na Avenida 13, antiga Unidade Mista do Maiobão e se destina à saúde materno-infantil das luminenses e região. Entre os serviços estão acompanhamento pré-natal, atendimento ambulatorial, procedimentos cirúrgicos e assistência ao parto.

“Estou muito feliz por estar em Paço do Lumiar, nesse momento em que o município comemora 61 anos de emancipação. São várias obras, fruto de uma parceria muito forte, produtiva e eficiente com a prefeitura, e agora, coroada como essa conquista, que é a maternidade. Um sonho de muito tempo, que garante hoje 300 empregos diretos e que segue os padrões de qualidade. Tenho certeza que as mulheres que aqui tiverem seu filhos e as crianças que aqui nascerem, receberão o que há de melhor do Sistema Único de Saúde, do sistema público estadual de saúde e sempre nessa parceria com a gestão municipal”, avaliou o governador Flávio Dino.

A maternidade possui 34 leitos, sendo 26 de alojamento conjunto, cinco de pré-parto, parto e pós-parto e três de recuperação anestésica. São seis consultórios ambulatoriais nas especialidades de ginecologia, planejamento familiar e pediatria. O local oferecerá atendimento de urgência e emergência, psicologia, serviço social, agência transfusional e terá, entre outros espaços, farmácia, almoxarifado, posto de enfermagem e refeitório.

Na série de serviços, conta com testes de Triagem Neonatal (TTN) que incluem teste do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho. Os TTN são necessários para diagnóstico precoce de doenças infantis. A maternidade oferecerá ainda serviços de apoio diagnóstico, análise clínico, eletrocardiograma, cardiotocografia e ultrassonografia. Na equipe, 160 profissionais atuando em regime de plantão.

A maternidade vai contar com ações como o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo. Trata-se de orientação sobre planejamento familiar para mulheres que desejam utilizar métodos contraceptivos como o DIU (Dispositivo Intrauterino).  E também, o projeto Pequeno Maranhense, que concederá à gestante um kit de cuidados composto por fraldas, toalhas, gaze, álcool em gel e cartilha informativa sobre gestação, parto e pós-parto.

“Paço do Lumiar recebe mais um presente, entre tantos que já recebeu, nessa parceria com o governador Flávio Dino. Estamos entregando às nossas mulheres luminenses uma maternidade e, a partir de agora, elas terão e poderão registrar seus filhos aqui, como autênticos luminenses. Para nós, é gratidão e a parceria com o Governo continua, por dias melhores para nosso município e nossa população”, afirmou a prefeita Paula Azevedo.

Mais obras

Em Paço do Lumiar, o Governo do Estado já garantiu a entrega de dois portos importantes para a atividade pesqueira e turismo local; avanços na realização fundiária e entrega de títulos de propriedade; entrega de uma unidade da Praça da Família e Unidade de Pronto Atendimento (UPA); 50 quilômetros de novo asfalto, melhorando diversas ruas; e assinatura de ordens de serviço em novas obras, incluindo a estrada do Mojó.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo