fbpx
BelezaMulher

Conheça os 6 alimentos que melhoram a saúde da pele

Os alimentos são nutriente que ajudam a manter a pele saudável e de boa aparência. Entenda quais são esses nutrientes e seus benefícios que você podem incluí-los no seu dia-a-dia como complemento da skincare.

 

Sabemos o quão importante é nos preocuparmos com a nossa saúde. Ao cuidarmos do nosso corpo, estamos prevenindo uma série de adversidades que podem ocorrer. Posto isso, a pele – considerada o maior órgão do corpo humano – também deve merecer os devidos cuidados, visto que que reveste todo nosso corpo e nos protege de agressões externas.

Dessa forma, dermatologistas dizem que existem certas medidas a serem tomadas nessa tarefa. Todos os especialistas afirmam que a alimentação também é uma condição a ser considerada quando o foco são hábitos saudáveis que refletem no seu rosto.


Alimentos. (Foto: Reprodução/Jill Wellington/Pexels)


Os alimentos considerados melhores para uma pele perfeita, são aqueles ricos em vitaminas A, B, C e E, ômega-3, betacarotenos e minerais como selênio e zinco. Algumas comidas que detém essas substâncias são, por exemplo, castanha-do-pará e melancia, já eles têm a ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora da pele.  Elementos que ajudam a contribuir para uma pele hidratada, macia, firme e sem rugas.

Ademais, esses alimentos também auxiliam no tratamento de acne ou alergias e podem, facilmente, serem implementados na alimentação do dia a dia.

Em entrevista para a revista Capricho, Fernanda Larralde, nutricionista da Bio Mundo, relata quais são as recomendações nutricionais para manter um cuidado com a pele:

Batata doce: alimento rico em betacaroteno, elemento que se converte em vitamina A pelo organismo. Essa ação é muito importante, pois auxilia a proteger a pele contra despigmentação, obstrução dos poros e inflamação causada pelos radicais livres – células que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.

Frutas cítricas e frutas vermelhas: são ricas em vitamina C, elemento importante que produz, naturalmente, o colágeno e protege contra os radicais livres.

Couve: Nutriente que contém vitaminas A, B6, C e K, minerais como magnésio, cálcio  e potássio e compostos bioativos sulfurados e nitrogenados. Esse é um alimento que detém  alta propriedade antioxidante e detoxificante, o que, consequentemente, ajuda a produzir colágeno e renovar as células da sua pele.

Sementes: são fontes de ômega 3 e atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios. Suas vantagens estão em combater o envelhecimento da pele e a acne.

Oleaginosas: Castanha-do-pará, por exemplo, é um dos alimentos que se encaixam nessa categoria e contém zinco e selênio na sua composição. Elementos que colaboram na produção do colágeno.

Proteínas: ingerir proteína, de forma adequada, fornece ao organismo humano os aminoácidos – indispensáveis para ajudar na, elasticidade e firmeza da pele.

Contudo, além da alimentação para uma pele perfeita, deve-se manter uma hidratação adequada do corpo, por isso, é recomendável o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo