fbpx
Mulher

Ácido fólico pode ser um poderoso aliado ao fortalecimento capilar

Queda e afinamento de cabelo são problemas recorrentes na saúde feminina. Geralmente, diagnosticar suas causas pode ser um desafio, e é comum que quem passa por isso busque uma solução com urgência. Para isso, o ácido fólico pode ajudar.

As causas mais comuns da perda capilar são alterações hormonais, deficiência de vitaminas e genética. Existem diversos produtos para crescimento capilar e volumizadores no mercado, e enquanto eles funcionam para dar a aparência de fios mais grossos e saudáveis, a saúde real do cabelo começa no interior — e é aí que entra o ácido fólico. Sim, a mesma vitamina prescrita para mulheres grávidas. Entenda mais sobre esse suplemento com informações da “Women’s Health”.

O que é ácido fólico?

De acordo com o dermatologista Joshua Zeichner, trata-se de uma vitamina B utilizada pelo organismo para produzir glóbulos vermelhos. “É comumente administrado como suplemento para ajudar a tratar pacientes com anemia”, explica o médico. “Também é administrado como vitamina para mulheres grávidas para ajudar a garantir o desenvolvimento adequado do sistema nervoso do bebê.”

Mesmo que você não esteja grávida (ou com anemia), ainda pode colher os benefícios do suplemento, pois ele promove a produção de novas células, contribuindo para o crescimento do cabelo e das unhas.

Como o ácido fólico beneficia os cabelos?

Muitas vezes, problemas capilares como queda e afinamento de fios resultam de deficiências de vitaminas. “A deficiência de ácido fólico pode estar associada à anemia, bem como cabelos secos, unhas quebradiças e queda de cabelo”, explica Joshua. Mas ele completa esclarecendo que não está claro se o ácido fólico está diretamente associado a esses sinais ou se eles se desenvolvem como resultado de anemia relacionada.

O dermatologista observa que dados concretos que confirmam que os suplementos de ácido fólico afetam o crescimento dos cabelos ainda são escassos, embora, segundo ele, existam estudos suficientes que mostram que “a anemia é um culpado comum do cabelo fino”.

No entanto, isso não deve desencorajá-la a adicionar ácido fólico à sua rotina diária. É normal perder entre 50 e 150 fios de cabelo por dia, e se você notar que está perdendo mais do que a média, experimente o suplemento, pois ele pode ajudar.

Como usar o ácido fólico para o crescimento capilar?

Introduzir o ácido fólico à sua rotina é simples, principalmente através da suplementação. O primeiro passo é definir a quantidade diária que você deve consumir. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos recomenda a ingestão de 400 microgramas (0,4 mg) da vitamina diariamente para ajudar na produção de folículos capilares e fios saudáveis ​​e volumosos. E mesmo que a vitamina seja segura, Joshua recomenda que você converse com um médico antes de iniciar.

Se você procura outras soluções para a queda de cabelo, experimente conversar com um dermatologista e explorar opções que podem ser ministradas juntamente com o ácido fólico.

*SAÚDE DA MULHER

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo