fbpx
GeralLocal

Atendimento presencial na Sefaz em São Luís deverá ser agendado

No primeiro acesso, o usuário deverá realizar um cadastro no sistema de agendamento, que vai permitir gerar senha, dia e horário agendados.

 

A partir desta segunda-feira (5), o atendimento na Agência Central da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no prédio sede em São Luís, deverá ser previamente agendado pelos usuários que buscam o atendimento presencial, lembrando que a maioria dos serviços da Sefaz já é disponibilizada eletronicamente pela internet.

O agendamento será feito pelo portal da Sefaz na internet que pode ser acessado por computadores e demais dispositivos eletrônicos como aparelhos de celular, tablets e outros por meio do endereço eletrônico.

No primeiro acesso, o usuário deverá realizar um cadastro no sistema de agendamento, que vai permitir gerar senha, dia e horário agendados. Vale destacar qaue o horário de agendamento para atendimento presencial na Sefaz é das 13h às 18h45.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Fazenda não tem medido esforços para ampliar os seus serviços por meio eletrônico a fim de oferecer aos contribuintes atendimento rápido, prático e eficaz. Hoje, praticamente, nenhum serviço prestado pela Sefaz exige a presença do interessado nos balcões da repartição fiscal.

Entres os principais serviços online disponíveis estão emissão de certidões negativas, contestação de Intimações Fiscais, emissão de DARE, contestação da malha 100%; consulta de débitos e parcelamento IPVA, solicitação de isenção de ICMS e IPVA para taxista e deficientes físicos, restituição de IPVA, preenchimento de Declarações do ITCD, emissão de nota fiscal avulsa, emissão de ofício de liberação de Termo de Verificação e Infração Fiscal- TVI, consulta de débitos protestados em cartório, além de todos os serviços disponíveis por meio do sistema de autoatendimento SEFAZNET.

Atendimento por whatsapp e e-mails

A Sefaz também ampliou os seus contatos com os contribuinte por meio de WhatsApp e e-mails, dos setores mais demandados, entre eles: Cadastro; Cobrança, Central de Operações Estaduais – COE, IPVA, ITCD, Mercadoria em Trânsito, Dívida Ativa, Comissão Setorial de Licitação – CSL, Programa Nota Legal, Simples Nacional, Tributação, Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais – TARF, Unidade de Fiscalização (Grandes Contribuintes, Energia e Telecomunicações, Comércio Exterior, Substituição Tributária, Combustíveis e UFRES) e Unidade de Planejamento e Controle da Ação Fiscal – UPCAF.

Para consultar os serviços oferecidos e os canais de atendimento remoto, o contribuinte pode acessar o menu superior “SEFAZ X COVID-19”, no site da Secretaria de Fazenda.

Formação de Processos por e-mail

Enquanto durarem os efeitos do Decreto nº 36.531/2021, os contribuintes dos tributos estaduais, contadores e assessores e demais interessados poderão protocolar seus pedidos formais e petições para os e-mails que estão disponíveis no portal da Sefaz e na Portaria nº 080/2021 da Secretaria de Fazenda.

Fonte: G1MA

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo