fbpx
StartupsTecnologia

Elon Musk: A história do homem mais rico do mundo

Você provavelmente já ouviu falar sobre a viagem espacial que promete levar seres humanos para Marte. Mas você conhece a história do homem que sonhou e está tornando esta promessa real? E o que isso tudo tem haver com nossa pauta sobre falar sobre Startups?

Elon Reeve Musk é um empresário e investidor nascido em Pretória, África do Sul de 49 anos, considerado o homem por trás dos projetos mais audaciosos dos últimos tempos. Aos 8 anos de idade, Elon já era uma criança extremamente estudiosa e apaixonada por tecnologia e programação de computadores. Filho de pais separados, apesar de ter nascido em “berço de ouro” sua infancia não foi nada agradável, pois sua convivência com seu pai era considerada abusiva e entrevista para a revista Rolling Stones, Elon fala: “que seu pai era uma pessoa ruim, capaz, inclusive, de cometer crimes.”

Aos 17 anos, Elon sai da Africa e se muda para o Canadá, onde se forma em Física e Economia pela Universidade da Pensilvânia. Em um país novo, o jovem enfrentou uma realidade diferente, teve que batalhar para conseguir suas próprias coisas como, por exemplo, cortador de madeira e outros serviços, para realizar seus sonhos.

Aos 24 anos, já morando nos Estados Unidos, Musk decide empreender! E isso não foi do nada… Ele conseguiu perceber a onda das empresas .com e enxergar a próxima curva do impacto que a internet causaria na vida das pessoas. Sua primeira empresa chamada Global Link, nome que não durou muito pois o crescimento da empresa foi gigantesco que teve seu nome rebatizado como Zip2 uma plataforma online de jornais que foi vendida para a COMPAQ por 300 milhões de dólares em 1999.

Elon sai da empresa com U$ 22 milhões, no auge dos seus 28 anos. Poderia se aposentar e ir curtir a vida, mas NADA… Musk pegou parte deste dinheiro e investiu no seu próximo empreendimento inovador, chamado de: x.com.

Esta Startup, com um investimento gigantes e nome nada sugestivo pouco tempo depois se fundiu com sua maior concorrente Confinity em pagamentos e transferências do setor de FINTECHS — lembrando que estou fazendo uma comparação com o que na época seria algo semelhante a hoje, mas a verdade é que FINTECHS, UNICÓRNIOS e STARTUPS não eram termos muito difundidos na época —

A junção destas duas empresas se tornou o tão conhecido PAYPAL, isso no ano de 2000 e em 2002 o Paypal foi vendido para o EBAY por U$1,5 Bilhão 77% acima do preço do IPO. Se tornando assim o primeiro unicórnio do jovem Elon Reeve Musk.

Com um patrimônio avaliado em U$180 milhões, ele começou a pensar seus novos projetos aparentemente impossíveis. Como cultivar alimentos em Marte, carros autônomos e turismo espacial. Parecia loucura na época, mas loucura foi o que ele fez logo em seguida ao investir U$100 milhões — coisa que raríssimos empresários fazem — do seu próprio patrimônio na empresa que tornaria, literalmente, a impulsionadora de todos os seus sonhos… A famosa SPACEX.

Junto à SPACEX, Elon enxergou a oportunidade de investir na TESLA (Carros Elétricos) apesar de não parecer, Musk enxergou similaridade em suas duas novas empresas, como se elas conversassem entre si e se completassem. 

Em 2006 a SpaceX finaliza seu primeiro foguete, o Falcon 1. E como é comum em Startups o primeiro produto da Space X não obteve êxito pois o foguete explodiu minutos depois da decolagem e nesta mesma época a Tesla vivia o auge de uma crise financeira por não ter entregado os carros, no tempo previsto, aos clientes. Mas isso não desanimou a empresa, com eu falei esta cultura é comum em startups, aprender com os erros e lançar algo melhor sem se desmotivar. 

Vendo um “fracasso” na SpaceX e Tesla, Elon assume a missão de se tornar o CEO (diretor executivo) das duas empresas. E depois de um longo trabalho de gestão das duas empresas, em 2008 Musk já havia investido mais de U$160 milhões do seu patrimônio de U$180 milhões em suas duas empresas. E o que aparentemente era um desespero, finalmente começou a se tornar um ar de alívio, pois o terceiro lançamento do FALCON 1 foi um sucesso!

E assim, todos queriam investir em Elon, ops! na Tesla e SpaceX. E daí pra frente vocês conhecem toda a história de sucesso destas duas empresas… 

Mas só para deixar claro! Ele continuou investindo e fundando novas empresas, como: Neuralink, The Boring Company, SolarCity, Stripe…

Autor: Andréia Costa

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo