fbpx
GeralTecnologia

Novo golpe no WhatsApp utiliza pesquisa falsa do SUS para clonar conta do app de mensagens

Quando os criminosos clonam uma conta, elas podem usar a lista de contatos original da pessoa para aplicar os mais variados golpes.

Um novo golpe no WhatsApp utiliza uma pesquisa falsa do SUS (Sistema Único de Saúde) para clonar a conta do app de mensagens.

A fraude tem se popularizado rapidamente, principalmente por conta do avanço da pandemia em virtude do novo coronavírus (Covid-19).

WhatsApp
Marketplace – Hans Lucas Pictures

Em uma postagem no Twitter, uma usuária relatou a fraude. “Acabo de receber ligação como se fosse do Min. da Saúde querendo fazer pesquisa sobre Covid. Mas eu estava alerta de que poderia ser golpe”.

“Com tom educado, o golpista fez 4 perguntas sobre meu contato com a Covid e, no final, pediu que eu informasse um número enviado pelo SMS”, detalhou.

No entanto, quem envia a informação, entrega também a chave para que o golpista entre e passe a controlar sua conta do app de mensagens.

Quando os criminosos clonam uma conta, elas podem usar a lista de contatos original da pessoa para aplicar os mais variados golpes, incluindo pedir empréstimos bancários.

Mais segurança no app WhatsApp

A verificação em duas etapas do aplicativo de mensagens WhatsApp é um recurso opcional para adicionar ainda mais segurança à sua conta.

Ao ativar o processo, qualquer tentativa de verificação do seu número de telefone no app terá de ser acompanhada por um PIN de seis dígitos criado por você através deste recurso.

Para ativar a verificação em duas etapas facilmente, abra o WhatsApp > Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar.

Texto com informações do blog do WhatsApp

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo