fbpx
StartupsTecnologia

A forma mais simples de entender o que são Startups

Startups são empresas com modelo de negócio repetível e escalável

No geral, startups são empresas com modelo de negócio repetível e escalável que nascem em um ambiente de extrema incerteza para resolver alguma dor do mercado.

Mas para quem nunca teve nenhum contato com esta imersão no ecossistema de inovação, ver um grupo de jovens, normalmente acadêmicos de faculdade “para lá e para cá” buscando construir algum aplicativo ou site, deve imaginar que isso faz parte de algum trabalho da faculdade para ganhar nota ou apenas a falta do que fazer…

E engana-se quem pensa que apenas as pessoas idosas pensam assim… Muitos jovens possuem este tipo de preconceito, porém contra fatos não há argumentos. A verdade é que este formato de empresa: Um grupo de pessoas com poucos recursos que começam sua empresa voltada a usar a inovação para resolver problemas (dor) da sociedade ou aperfeiçoar soluções já existentes está ganhando cada vez mais visibilidade, graças às suas conquistas e ao espaço meio ao mercado das indústrias, setor financeiros, saúde etc.

Faz muito, mas muito tempo mesmo! Mas o Facebook, Youtube, Amazon, Instagram e Apple foram startups.

Pois estas empresas começaram com um pequeno grupo de pessoas, poucos recursos e muita vontade de mudar o mundo. Hoje em dia você usa o instagram para se conectar com outras pessoas e compartilhar conhecimento (além de vaidade, claro) coisas que só eram possíveis presencialmente. Quando você pensa em aprender uma receita nova ou fazer um curso de violão, você pensa em alguma destas 5 empresas citadas, não é?

Quem diria que a Dona Iêda, com 73 anos estaria usando o Whatsapp? Por curiosidade ou vaidade? Não!

Por necessidade em se comunicar com seus parentes mais distantes. E é assim que nascem as Startups, para resolver dores e agregar valor às pessoas.

Você possivelmente está sendo impactado positivamente por alguma Startup e eu te desafio a deixar 3 (três) aqui nos campos de comentários.

Autor: Andreia Costa

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo