fbpx
StartupsTecnologia

Startups – entenda porque o fenômeno da inovação tem engolido empresas tradicionais e profissões engessadas

estar um passo à frente da concorrência é fundamental para se manter ativo e competitivo no mercado.

Por que a Inovação tem se tornado um dos principais ativos de empresas consolidadas e popularmente consideradas tradicionais?

Em um mundo repleto de constantes mudanças, que de uma hora para outra tudo pode mudar, estar um passo à frente da concorrência é fundamental para se manter ativo e competitivo no mercado.

A forma como nos locomovemos, nos comunicamos e como interagimos com os mais diversos setores da indústria podem ser exemplos do potencial inovador de uma empresa. O exemplo mais recente do impacto da inovação é como tudo foi readaptado durante a pandemia do COVID-19, que levou bilhões de pessoas no mundo inteiro ao regime “home office”.

Você consegue me dizer o que as empresas AMBEV e Grupo Mateus têm em comum?

Altos investimentos em inovação.

Se lá atrás… a AMBEV e o Grupo Mateus não tivessem investido em INOVAÇÃO, tais empresas teriam sido engolidas e prejudicadas pela pandemia… mas vamos ao exemplo da AMBEV, que lidou muito bem com esta mudança, com a aquisição e aperfeiçoamento do aplicativo Zé Delivery (sistema de delivery da multinacional de bebidas Ambev), cervejas não deixaram de ser consumidas porque os bares estavam fechados, mas a forma como compramos foi revolucionada. A partir deste exemplo você começa a entender o porquê este ativo é imprescindível atualmente.

As empresas que enxergam inovação como algo indispensável passam a controlar melhor seus gastos, possuírem indicadores mais eficientes para a gestão de projetos e passam a oferecer ao mercado produtos e serviços mais atualizados e de melhor qualidade, o que atrai novos clientes.

Agora saindo das empresas e falando do profissional do “futuro”

Pense em um profissional de uma mineradora, o profissional que antes realizava um trabalho manual está sendo ensinado a operar máquinas para realizar este trabalho. Isso significa mais qualificação e segurança do trabalho. O mesmo profissional no futuro vai receber mais outra qualificação para operar esta máquina de uma cabine em um centro remoto de trabalho.

O que ainda é tradicional, em um futuro será substituído também por inteligência artificial em máquinas. Mas isso não é motivo para se preocupar, esta transição tem sido natural e pessoas que antes trabalhavam em setores rudimentares estão reaprendendo outras profissões e a serem colaborativos.

Interaja comigo! me conte no campo de comentário abaixo qual a sua opinião sobre isso.

Autor: Andreia Costa

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo