fbpx
Mundo

Cientistas investigam reação de pele à vacina da Moderna contra Covid-19

Pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), nos Estados Unidos, estão investigando uma reação de pele retardatária à vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório americano Moderna. Em um estudo, publicado no The New England Journal of Medicine nesta quarta-feira (3), eles dizem que houve hipersensibilidade cutânea em 244 pessoas entre mais de 30 mil participantes da fase 3 de testes.

Os autores analisaram ados clínicos dessa etapa do ensaio da vacina, percebendo que, entre as reações, estavam manchas grandes, vermelhas, com coceira ou dolorosas. Porém, essas manifestações ainda não foram totalmente explicadas ou descritas, segundo os especialistas.

A preocupação deles é que, devido à falta de investigações a respeito, profissionais da saúde não estejam preparados para reconhecer as reações ou orientar os pacientes sobre alternativas de tratamento.

Outra questão é que os médicos devem ficar atentos sobre a importância de incentivar os pacientes a tomarem a segunda dose da vacina – algo recomendado mesmo no caso do aparecimento dessas e outras reações.

“Quer você tenha experimentado uma erupção cutânea no local da injeção imediatamente ou esta reação tardia na pele, nenhuma condição deve impedi-lo de receber a segunda dose da vacina”, recomenda, em comunicado, Kimberly Blumenthal, líder do estudo e codiretora do Programa de Epidemiologia Clínica do MGH.

“Nosso objetivo imediato é conscientizar os médicos e outros profissionais de saúde sobre essa possível reação retardatária, para que não fiquem alarmados, mas sim bem informados e equipados para aconselhar seus pacientes de acordo”, completa Blumenthal.

(…)

Da Revista Galileu.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo