Local

Maranhão está em estado de alerta, diz Flávio Dino

Dino informou que muito provavelmente já há nova cepa do vírus no Maranhão, reforçando o aviso de que todos continuem seguindo as normas sanitárias.

Durante coletiva realizada nesta sexta-feira (05) em suas redes sociais, o governador Flávio Dino alertou que o Maranhão está vivendo um momento delicado e que requer atenção já que há um aumento no número da ocupação hospitalar e também de óbitos. Dino não descarta medidas mais extremas, mas diz que adotará medidas de prevenção para evitar um novo lockdown.
“O lockdown deve envolver o planejamento da sua execução. Para isso, é preciso que haja adesão da sociedade em um patamar mais alto. Consideramos que neste momento não é necessário. Se for necessário daqui a 1 semana, 2 semanas, 3 semanas, serei o primeiro a defender com clareza e coragem as medidas necessárias”, disse.

Ao todo, já são 904 pessoas internadas com covid-19 em leitos estaduais e privados e a ocupação segue em ascensão. Por isso, o governo irá ampliar os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria e também já cogita a locação de UTIs aéreas para caso haja a necessidade de transferência de pacientes nas regiões.

“Na próxima semana há oferta hospitalar assegurada para a população. Porém, se em meados da próxima semana os casos continuarem crescendo e a rede estiver próxima ao colapso, a situação muda”, ressaltou.

Vacinas

70 mil doses de vacinas contra a covid-19 chegarão neste final de semana e o Governo do Maranhão manteve a oferta de comprar vacinas. “Seguimos com as negociações, temos essa possibilidade. Mas ainda não encontramos a oferta pois os laboratórios estão comprometidos com seus países ou as vacinas foram adquiridas pelo Governo Federal, em uma decisão correta”, explicou.

Coronavírus no Maranhão

O  Maranhão já totaliza 209.085 casos confirmados e 4.742 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h foram registrados 361 novos casos e 12 mortes pela doença.

De acordo com o boletim, o interior do estado está com 249, São Luís registrou 83 e Imperatriz 29 novos casos.

Dos mais de 209 mil casos, 7.559 estão ativos. Desses, 6.655 estão em isolamento social, 514 internados em enfermaria e 390 em leitos de UTI.

O estado já registra 196.784 pessoas recuperadas da doença. Mais de 509 mil testes foram realizados, 381.193 casos foram descartados e hoje (04), o número de casos suspeitos é 1.189.

Segundo informações da SES, o estado tem 291 leitos de UTI e 569 leitos clínicos. Desse total, 198 dos leitos de UTI estão ocupados e 236 dos clínicos também.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo