LocalPolítica
Tendência

Vereadores eleitos de São Luís são diplomados pela Justiça Eleitoral

Cerimônia aconteceu no Fórum Desembargador Sarney Costa.  Com o diploma, os eleitos têm a legitimidade para tomar posse no cargo para o qual concorreram

Dando prosseguimento ao calendário eleitoral referente às eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realizou na tarde dessa quinta-feira, dia 17, a diplomação dos candidatos eleitos durante o pleito deste ano em São Luís. Foram diplomados o prefeito e a vice-prefeita que estarão à frente do executivo municipal a partir de 2021, bem como os 31 vereadores que estarão na Câmara Municipal no próximo ano.

A diplomação é um ato formal que encerra o processo eleitoral. Com o diploma, os eleitos têm a legitimidade para tomar posse no cargo para o qual concorreram. Em virtude do atual momento, e como medida preventiva de proliferação da COVID-19, o TRE-MA regulamentou a forma de realização da sessão pública de diplomação no âmbito do estado.

Solenidade – A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório Madalena Serejo do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). O evento foi realizado presencialmente apenas para o prefeito, a vice-prefeita e os 31 vereadores titulares eleitos. Já a emissão do diploma e validação eletrônica do documento para os candidatos suplentes poderá ser feita pela internet, via site do TRE-MA.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo juiz José Brígido da Silva Lages, presidente da Junta Totalizadora das Eleições 2020. Em seguida, o magistrado, juntamente com o presidente do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva, realizaram a entrega dos diplomas aos eleitos.

O primeiro a receber o diploma foi o presidente da Câmara Municipal e vereador reeleito Osmar Filho (PDT). Em seguida foi a vez dos outros parlamentares e, por fim, foram diplomados a vice-prefeita, Professora Esmênia (PSD), e o prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos).

Em sua fala, o vereador Osmar Filho (PDT), representando os parlamentares eleitos, destacou que o momento simboliza a festa da democracia, pontuando que a Casa está imbuída no compromisso de prestar o melhor serviço para os ludovicenses.

“Nós vereadores nos sentimos felizes e honrados com a confiança dos eleitores da nossa querida São Luís. Temos uma grande responsabilidade com o desenvolvimento da nossa cidade e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quem venceu foi o povo de São Luís e é por esse povo que precisamos agir e atuar com grandeza e responsabilidade”, disse.

O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), pontuou que pretende desenvolver o seu trabalho em parceria com a Câmara Municipal.

“Eu tenho certeza que terei o melhor relacionamento possível com a Câmara Municipal de São Luís. Fiz uma visita a ela e, quando saí, o sentimento foi de parceria entre a Prefeitura e Câmara Municipal para que juntos possamos melhorar a qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou.

Ainda em sua fala, Braide destacou que já está sendo elaborado o plano municipal de imunização contra a Covid-19 e que, assim que a vacina estiver disponível, a gestão municipal já estará pronta para disponibilizá-la à população da cidade.

Além dos candidatos diplomados, estavam presentes o presidente do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva; o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB); o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, representando o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA); além de outras autoridades.

Confira a galeria de fotos completa clicando aqui.

Lista de diplomados

Prefeito
Eduardo Braide (PODEMOS)

Vice-prefeita
Professora Esmênia (PSD)

Vereadores

  1. Osmar Filho (PDT)
  2. Marquinhos (DEM)
  3. Raimundo Penha (PDT)
  4. Rosana da Saúde (Republicanos)
  5. Nato Júnior (PDT)
  6. Paulo Victor (PCdoB)
  7. Astro de Ogum (PCdoB)
  8. Beto Castro (Avante)
  9. Edson Gaguinho (DEM)
  10. Fátima Araújo (PCdoB)
  11. Concita Pinto (PCdoB)
  12. Chico Carvalho (PSL)
  13. Octávio Soeiro (PODEMOS)
  14. Thyago Freitas (DC)
  15. Aldir Júnior (PL)
  16. Umbelino Júnior (PRTB)
  17. Marcial Lima (PODEMOS)
  18. Antônio Garcez (PTC)
  19. Domingos Paz (PODEMOS)
  20. Andrey Monteiro (Republicanos)
  21. Dr Gutemberg (PSC)
  22. Chaguinhas (PODEMOS)
  23. Ribeiro Neto (PMN)
  24. Silvana Noely (PTB)
  25. Daniel Oliveira (PL)
  26. Álvaro Pires (PMN)
  27. Marcos Castro (PMN)
  28. Karla Sarney (PSD)
  29. Batista Matos (Patriota)
  30. Coletivo Nos (PT)
  31. Marlon Botão (PSB)
Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo