Filmes e Séries

Os 11 documentários mais bizarros da Netflix e outros serviços de streaming

A Máfia dos Tigres da Netflix é apenas a ponta do iceberg em uma série de documentários que falam sobre serial killers, líderes de seitas e até demônios maléficos.

Às vezes, a realidade pode ser mais assustadora do que qualquer filme de terror. E para a nossa surpresa, alguns cineastas não têm medo de registrar situações indigestas, e distribuí-las ao redor do planeta. Um exemplo disso é A Máfia dos Tigres, recente lançamento da Netflix. Na história, nós descobrimos a verdade oculta por trás do zoológico extravagante de Exotic Joe.

Isso não significa que os cinegrafistas estejam sendo oportunistas ao expor verdades incômodas. Aliás, é importante saber o que acontece na sociedade. Dessa forma, temos mais ferramentas para impedir que alguns feitos negativos se repitam.

As produções que iremos citar provocam todos estes pensamentos e sensações. Caso se impressione fácil, evite assistir as obras. Veja a seguir:

DOCUMENTÁRIOS SOBRE ASSASSINATOS E OUTROS CRIMES

A MÁFIA DOS TIGRES

É impossível falar sobre documentários bizarros, e não incluir o recente A Máfia dos Tigres. Nele, nós acompanhamos Joe Exótico, um homem esquisito que comanda um zoológico repleto de felinos raros.

Para o público, o local era uma grande atração extravagante. Contudo, os bastidores do estabelecimento guardavam segredos mais perturbadores do que poderíamos imaginar. Como resultado, Exotic Joe foi sentenciado à prisão.

  • Onde assistir ao documentário online: Netflix
VOYEOUR

Voyeur afetou drasticamente a opinião pública sobre Gay Talese, um dos principais jornalistas do século passado. Tudo começou quando o autor publicou uma coluna no New Yorker sobre Gerald Foos, um dono de motel que espiava seus clientes ilegalmente.

Para coletar os relatos, Talese precisou entrevistar Foos, e também acompanhá-lo em suas jornadas para invadir a vida sexual de seus hóspedes. Com isso, um debate sobre os limites da confidencialidade no jornalismo se iniciou.

Seria Gay Talese tão culpado quanto Foos por apenas observar a invasão da privacidade alheia, sem denunciar nada? Ou ele estava apenas fazendo o seu trabalho? Estes questionamentos tornam todo o documentário ainda mais pesado, e definitivamente uma experiência polêmica.

  • Onde assistir ao documentário online: Netflix
GOD KNOWS WHERE I AM

Chocante e revoltante, God Knows Where I Am fala sobre uma moradora de rua encontrada morta em uma fazenda. Através de uma investigação minuciosa, Jedd e Todd Wider conseguiram reunir depoimentos judiciais, filmagens de câmeras de segurança e anotações pessoais da vítima.

Tudo isso para entender por que a mulher foi assassinada. A revelação é perturbadora, mas nada é pior do que o descaso das autoridades frente à pessoas economicamente desprivilegiadas.

  • Onde assistir ao documentário online: N/A
DOCUMENTÁRIOS COM TEMÁTICA SOBRENATURAL
O PESADELO

Se você já teve paralisia do sono, deve saber o quanto é horrível a sensação de acordar, e não poder se mexer. Nestas ocasiões, nós estamos semi-conscientes. Sabemos que estamos deitados, mas não temos controle sobre o próprio corpo.

E é nesse momento que muitas pessoas presenciam “alucinações” visuais e sonoras. Para alguns cientistas, isso acontece por estarmos em uma fase entre o despertar e o sono. Contudo, o documentário The Nightmare apresenta uma explicação muito mais sombria.

Coletando relatos de diversas pessoas que sofrem com o problema, a obra propõe que a paralisia pode estar sendo provocada por espíritos demoníacos que nos visitam durante à noite. Só cuidado para não perder o sono depois de assistir.

  • Onde assistir ao documentário online: N/A
CROPSEY

Quase toda criança teve medo do bicho-papão. Pensar que ele poderia estar debaixo da cama tirou o sono de muitos pequenos. Mas imagine se essa lenda urbana fosse verdade?

Em Cropsey, dois cinegrafistas resolvem investigar os boatos de que crianças estariam sendo raptadas por um ser sobrenatural. Contudo, conforme vão desenterrando segredos, acabam descobrindo que a verdade é mais assustadora do que poderiam imaginar.

  • Onde assistir ao documentário online: N/A
TURISMO MACABRO
Cena perturbadora em Turismo Macabro (Netflix)

Ao longo de oito episódios de Turismo Macabro, o apresentador David nos leva para conhecer os locais mais extremos do planeta Terra, incluindo uma casa amaldiçoada e uma floresta famosa por ser um ponto de suicídios. Imperdível para quem adora a ideia de visitar destinos macabros.

  • Onde assistir ao documentário online: Netflix
SUICIDE FOREST

Apesar de ser curto, o documentário Suicide Forest nos dá uma perturbadora dimensão sobre as tragédias que ocorrem na Floresta Aokigahara. Localizada no Japão, o local já foi palco de milhares de suicídios. Só em 2003, foram 1008 vidas perdidas.

Alguns dizem que a floresta é habitada por espíritos maléficos, e outros, explicam que estar isolado em uma floresta pode potencializar sentimentos negativos em quem já está mal. Independente do que você pense, a produção é de gelar a espinha. Aviso: Algumas imagens são fortes, e podem não estar censuradas. Assista aqui.

  • Onde assistir ao documentário online: Youtube
DOCUMENTÁRIOS SOBRE DISTÚRBIOS MENTAIS
GREY GARDENS

Grey Gardens é um dos documentários mais famosos da lista, e não é para menos. Imagine que alguns parentes de Jackie Kennedy estivessem morando em uma mansão abandonada, com vermes e ratos espalhados pelo local. Isso aconteceu de verdade, e a produção registra a rotina desconcertante de mãe e filha vivendo uma realidade absurda.

  • Onde assistir ao documentário online: Google Play (Aluguel)
DIGA QUEM SOU

Tell Me Who I Am acompanha Alex Lewis, que perdeu toda a sua memória em um acidente de carro. Depois de ficar em coma por meses, o rapaz acorda, e se lembra apenas do irmão Marcus, que o ajuda a  compreender melhor o próprio passado.

O problema é que o irmão mente, e oculta os fatos aterrorizantes que destruíram a vida de Alex antes do acidente.

  • Onde assistir ao documentário online: Netflix
DOCUMENTÁRIOS SOBRE CONSPIRAÇÕES E SEITAS
The Keepers, documentário da Netflix
THE KEEPERS

The Keepers não fala sobre freiras demoníacas, mas está quase lá. Na história, uma irmã é assassinada, mas o caso permanece sem solução. Décadas depois, o escândalo retorna à superfície com o possível envolvimento da equipe religiosa no homicídio.

  • Onde assistir ao documentário online: Netflix
HOLY HELL

Em Holy Hell, o cinegrafista Will Allen se infiltra em uma seita durante 22 anos, e grava todas as atrocidades cometidas por um líder religioso chamado Michel. Por muito tempo, ele estuprou suas seguidoras, e as obrigou a abortar dezenas de vezes. A obra é uma reflexão importante acerca do fanatismo religioso e seus riscos.

  • Onde assistir ao documentário online: Netflix

Fonte: Adorocinema

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar