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SSP orienta o que fazer em caso de golpe via WhatsApp com pedidos de transações bancárias

Você já recebeu mensagem suspeita de WhatsApp de um amigo pedindo dinheiro, mas falando de um jeito diferente ou até com erros de digitação? Recebeu ligações ou mensagens pedindo um código de confirmação para verificar um anúncio ativo ou facilitar a sua divulgação? Se essas situações ainda não aconteceram com você, provavelmente, conhece alguém que já passou por esse tipo de golpe do WhatsApp.

Por isso, a Secretaria de Segurança Pública apresenta dicas de segurança para evitar a modalidade de crime.

1º AVISE imediatamente aos seus contatos o que está acontecendo, se possível dê a notícia nos grupos e também individualmente para garantir a leitura. Caso utilize redes sociais, PUBLIQUE o fato para que a informação alcance o maior número possível de pessoas;

2º DENUNCIE o perfil fraudulento no próprio aplicativo (Abra o Whatsapp – Clique no Perfil do Infrator – Clique em Denunciar Contato). Solicite aos seus contatos que façam o mesmo, pois com um grande número de denúncias, o bloqueio se dará de forma automática pelo sistema;

3º REGISTRE o Boletim de ocorrência criminal na delegacia mais próxima ou através do site da Delegacia Online;

4º ACESSE o seu correio eletrônico pessoal e escreva o seguinte e escreva o seguinte e-mail:

– No campo do Destinatário coloque: support@whataspp.com;
– No campo Assunto escreva: DENÚNCIA DE PERFIL CRIMINOSO;
– No Corpo do e-mail explique de forma simples a situação que aconteceu, anexando cópia do Boletim de Ocorrência;
– Não esqueça de informar o número telefônico do criminoso utilizando o formato internacional contendo: (+), o código internacional do Brasil (55), o código de área da sua região, e o número do telefone;

5º PROCURE uma Unidade da Polícia Civil para investigar o caso.

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