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Receita inaugura no Maranhão serviço de atendimento ao CPF por aplicativo

A A Receita Federal inicia a partir de desta segunda-feira (20), nos estados da 3ª Região Fiscal (Maranhão, Piauí e Ceará), o atendimento virtual ao cidadão por meio do aplicativo de mensagens Telegram.

Através do canal ReceitaFederalOficial (escrito junto e com as iniciais maiúsculas), está disponível nesse momento os seguintes serviços relacionados ao CPF: atualização/alteração de dados, regularização, segunda via, informação do número do CPF, consulta à situação cadastral e consulta ausência de declaração de imposto de renda pessoa física (exercício omisso).

O objetivo é ampliar a comodidade ao contribuinte, trazendo maior agilidade e diminuindo o tempo de resposta e resolubilidade de problemas em relação ao CPF. Isso porque a utilização desse software inteligente (chatbot) traz maior garantia de assertividade, uma vez que o cidadão finaliza a conversa mediante o cumprimento de todos os requisitos necessários para que a área responsável da Receita Federal analise essas solicitações.

Para utilizar o serviço, basta que o cidadão faça o download do aplicativo Telegram no celular ou acesse a versão web, procure o canal ReceitaFederalOficial e inicie o atendimento sem sair de casa. Essa medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.

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