Local

Comércio funciona normalmente e bancos fecham nesta quinta-feira

Lojas que podem funcionar, via decreto estadual, abrirão normalmente no dia religioso. A celebração da Arquidiocese começará às 10h com sobrevoo do Santíssimo na Ilha

As lojas comerciais que já reabriram por força do decreto estadual editado pelo governo Flávio Dino, funcionarão normalmente amanhã, a quinta-feira, dia 11, feriado de Corpus Christi, festa importante do calendário católico que data desde o século XIII.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o trabalho nesse dia é considerado normal, não incidindo pagamento de horas extras e nem gratificações extraordinárias para os empregados, uma vez que não é considerado feriado oficialmente.

Para a igreja católica, a celebração da solenidade de Corpus Christi terá atividades durante todo o dia e será integralmente transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese: Educadora AM 560/ educadora560.com.br/; instagram/facebook: @arquidiocesedesaoluis; YouTube: Arquidiocese de São Luís.

A programação começa às 10h quando será feito sobrevoo com o Santíssimo Sacramento pela Região Metropolitana da Grande São Luís, contemplando o município de Rosário. À tarde, a partir das 15h, direto do Santuário de Nazaré, no Cohatrac, será realizada a live Hora Eucarística, que reunirá artistas locais interpretando canções católicas, com reflexões e orações intercaladas; durante a live serão arrecadados os alimentos para a distribuição. Às 17h haverá a bênção solene do Santíssimo Sacramento dada pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva.

A solenidade uma data móvel celebrada em comunhão pelos católicos em todo o mundo. É ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. Este ano, com o tema “Eucaristia e Missão: para toda mesa pão”, a Igreja local faz alusão ao Ano Missionário Arquidiocesano e, ao mesmo tempo, à Campanha da Fraternidade 2020 – que aborda o cuidado com o próximo, e, ainda, o Congresso Eucarístico Nacional, transferido deste ano para novembro de 2021, na Arquidiocese de Olinda e Recife, estado de Pernambuco.

Na Arquidiocese a Solenidade é planejada pela Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, que este ano precisou formatar as ideias para adequar às normas sanitárias em função da pandemia. Segundo o padre Robério Lima, coordenador da Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, “a celebração este ano tem uma formatação diferente, porque precisa obedecer às normas, mas continua a ser a festa da comunhão, a festa da Igreja nem menor nem menos contagiante, diferente, tão solene quanto às outras ”, declara.

Cada paróquia irá realizar sua programação particular conforme sua realidade pastoral, porém, a Comissão, por orientação do arcebispo, recomenda às paróquias missa transmitida e “exposição móvel” do Santíssimo pelos bairros conforme área paroquial, com bênçãos em hospitais e casas de saúde.

Na Paróquia Santa Paulina (no Residencial Pinheiros), após a missa das 8h30, será distribuída a eucaristia no formato drive thru e o Santíssimo percorrerá os hospitais São Domingos e HCI (que ficam nas proximidades da Igreja) para dar as bênçãos.

O simbólico e tradicional tapete pensado para 2020 com alimentos para doação aos seminários da Arquidiocese e às famílias necessitadas da capital, dará lugar a uma grande coleta solidária para posterior distribuição.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo