LocalPolítica
Tendência

Área Itaqui-Bacanga ganha primeiro núcleo ecológico e sustentável da Defensoria Pública no Brasil

Um dia importante para os moradores da área Itaqui-Bacanga, que agora terão acesso a direitos pertinho de casa. Isso porque foi inaugurado, nesta terça-feira (9), o  núcleo ecológico e sustentável da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE), o primeiro no Brasil. O projeto teve a parceria do governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), com a disponibilização de mão de obra carcerária para a construção de parte da estrutura e confecção dos móveis projetados que serão utilizados no Núcleo.

O vice-governador Carlos Brandão representou o governador Flávio Dino na solenidade de inauguração e elogiou a iniciativa pioneira, que vem suprir uma demanda de aproximadamente  trezentos mil moradores da região. “É uma defensoria ecológica, de baixo custo, que vai atender à população de sessenta bairros, que precisava muito dessa assessoria jurídica gratuita”, pontuou.

Às margens da Avenida dos Portugueses, no antigo terreno da EIT, a unidade tem área total de 130 metros quadrados, com uma recepção com capacidade para até 25 pessoas, dois gabinetes para defensores públicos, sala de estagiários e de conciliação, copa/cozinha e banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência.

O defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, destacou os critérios de economicidade, preservação do meio ambiente e responsabilidade social que nortearam o processo de instalação da unidade.

“A principal meta alcançada pela Defensoria, com a entrega desse núcleo, é estar mais próxima da comunidade. Mas o nosso projeto foi além, quando conseguimos implantar um núcleo de alto valor socioambiental, atendendo a critérios de economicidade, uma das marcas de nossa gestão. Isso tudo porque entendemos a nossa responsabilidade com a utilização do dinheiro público e, por isso, buscamos sempre fazer mais com menos”, enfatizou.

Sustentabilidade

Além do orçamento mais enxuto, a construção em contêineres se destaca por vantagens como rapidez na execução dos serviços e geração de menor volume de resíduos. A economia prevista com a manutenção é ou diferencial do projeto – o núcleo dispõe de placas solares que reduzirão os custos com energia elétrica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo