LocalPolítica

Com obras do Parque do Bom Menino e da Praça da Bíblia, prefeito Edivaldo segue com requalificação de cartões-postais da capital

Reformas integram o programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo com foco na urbanização e melhoria da infraestrutura de diversos bairros da capital

As obras de requalificação de dois cartões-postais da capital, o Parque do Bom Menino e a Praça da Bíblia, que estão sendo realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, resgatarão a beleza e vão imprimir mais valor aos espaços que já são referência para a cidade e conhecidos por todos os ludovicenses. Integrante do programa São Luís em Obras, lançado em agosto pelo prefeito, a reforma dos espaços é aguardada com expectativa pelos frequentadores do local que acompanham a evolução dos trabalhos. Com as obras do programa, o gestor municipal avança com a proposta de revitalizar importantes áreas da cidade.

“Estamos acompanhando de perto todo o trabalho que vem sendo realizado nestes dois importantes espaços para São Luís e que fazem parte da história de muitos ludovicenses, inclusive da minha. Costumava vir com o meu pai ao Parque do Bom Menino e hoje, enquanto gestor público municipal, é uma honra ver este local sendo completamente revitalizado. É uma obra que vai promover o resgate de todas as histórias que estes espaços carregam”, diz o prefeito Edivaldo.

Nesta semana, na Praça da Bíblia as equipes trabalham, entre outros serviços, na colocação do piso em granito e na construção das estruturas dos quiosques. No local já foram realizados serviços como demolição e terraplanagem. Já no Parque do Bom Menino, está sendo realizado o trabalho de demolição da quadra, retirada do alambrado do ginásio e execução de parte do sistema de drenagem do local. As obras dos dois espaços são coordenadas pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe) e contam com recurso do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques, enfatiza a importância das obras. “O projeto de requalificação desses espaços resgata uma época que faz parte do imaginário da população ludovicense, que marcaram a história de várias pessoas. A revitalização não é apenas física, mas humana também. Temos as obras plenamente executadas dentro do cronograma e um trabalho social sendo relevante para o desenvolvimento do projeto”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, que também tem acompanhado de perto o andamento de cada etapa dos serviços.

Moradores da Vila Passos, adjacências da Praça da Bíblia, alimentam expectativas sobre a obra. “Esta praça era abandonada, não tinha iluminação pública e era cheio de barraquinhas de lanches, além da presença de usuários de drogas. Espero que isto tudo seja diferente depois desta reforma que estão fazendo”, disse Raimundo Rego, de 69 anos.

“As árvores estavam maltratadas e a iluminação pública era precária. O piso tinha muitos buracos”, observou José Raimundo Silva Macedo, de 69 anos. “Pelo que estamos vendo todos os dias, com operários e máquinas trabalhando, esta reforma vai terminar logo e vai beneficiar o povo que frequenta a praça”, destacou Adilson Silva, de 72 anos.

PARQUE

Entre os vários elementos que serão requalificados e incorporados ao Parque do Bom Menino está a construção do skatepark, uma novidade no local construído especialmente para a prática do skate. A obra contempla ainda a reforma de espaços como o ginásio, a quadra poliesportiva, a construção de quiosques para floristas e novo paisagismo.

Também serão recuperados os equipamentos das academias da saúde e a pista de corrida. Prevê também a reforma das salas administrativas, dos banheiros, do anfiteatro e instalação de paraciclo (suporte físico onde a bicicleta é presa), entre outros itens do novo mobiliário urbano que fará parte do parque com a reforma.

Na parte estruturante, o projeto de reforma do parque prevê a execução de uma obra de drenagem no espaço, com instalação de biovaletas (elementos que processam uma limpeza da água da chuva, ao mesmo tempo em que aumentam seu tempo de escoamento, dirigindo este para os jardins ou sistemas convencionais de retenção e detenção das águas), o que vai solucionar os problemas de acúmulo de água no parque durante o período chuvoso.

PRAÇA

A Praça da Bíblia também passará por uma completa transformação que inclui a reorganização dos quiosques e bancas de revista, instalação de uma academia especial para os idosos e de um parquinho para as crianças, bem como de bicicletário e novas paradas de ônibus. O projeto prevê também serviços na área do paisagismo urbano, que alcançam também o entorno dos dois espaços.

A reforma no espaço vai promover ainda melhorias da integração física entre o passeio da Avenida Guaxenduba, onde fica localizada a praça, e a porção central do logradouro, além de melhoria no piso, nova iluminação pública para destacar o Monumento da Bíblia; e vai garantir acessibilidade universal em todo o espaço. Prevê também a regularização e melhoria das condições físicas dos pontos comerciais existentes na praça. Todo o projeto de reforma do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia e entorno atende às normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, está beneficiando a população com um dos maiores conjuntos de ações das últimas décadas. Já são mais de 20 frentes de obras iniciadas.

Entre os serviços em andamento, além da revitalização da Fonte das Pedras; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; o asfaltamento de ruas e avenidas no Cohatrac, no Vinhais e no Angelim; a pavimentação da Avenida Guajajaras; a reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande; a construção dos mercados do Coroadinho e da Cohab; a construção de quatro novos Ecopontos e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outras grandes obras. O trabalho do programa da Prefeitura de São Luís inclui serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios