fbpx
LocalPolítica

Aos jovens, pensem em cursar as engenharias

Por José Reinaldo Tavares

Os cursos de engenharia, principalmente engenharia civil, que no passado, há cerca de dez anos, era um dos mais procurados pelos jovens, hoje parece ter perdido a motivação. Hoje o número de alunos cursando engenharia é de cerca de apenas 20% do que foi. Esse período coincidiu com uma época prolongada de baixo emprego para engenheiros, o que desmotivou os jovens a seguir a carreira.

Porém hoje, na verdade, no governo de Carlos Brandão, teremos grandes projetos de engenharia no Maranhão com a criação de milhares de empregos para engenheiros.

E quero chamar atenção para um projeto fundamental para o desenvolvimento Brasil e do Arco Norte brasileiro, um projeto estruturante, que modernizará o país, que fará no Maranhão uma repetição do que, no passado, aconteceu no Sudeste em torno do porto de Santos. Esse projeto começou a ser implantado no ano de 1988 e só
estará completo no final desta década como será descrito em seguida.

Mas a parte maranhense começará no segundo semestre do ano que vem, com o início da construção do porto e da ferrovia.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO PROJETO- trata-se de um projeto privado, binacional, apoiado pelo Banco Mundial, pelo BID, pelo KFW, pelo Ministério dos Transportes e pelo Governo do Maranhão, formado pela Ferrovia Norte Sul (FNS), pela Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), pela Ferrovia do Maranhão (FE-317), pela EF-232 que atende Balsas e parte do Piauí, e tem como porto, um porto raro no mundo, com oito berços com 25m de profundidade cada um, capaz de receber os maiores e mais eficientes navios do mundo, os de fretes mais baixos pela enorme quantidade de cargas que transportam, e que tem as menores pegadas de carbono. Esse conjunto forma uma logística de transportes igual, ou superior, as melhores do mundo, capaz de mudar o Arco Norte
brasileiro e sobretudo o Maranhão, pois o porto será construído em Alcântara.

Um porto dessa importância ligado a uma logística de transportes ferroviária que tem acesso a todo o país, pode ter um impacto significativo no desenvolvimento econômico de uma vasta região brasileira, e traz grandes oportunidades empresariais principalmente ao seu redor. Um porto com 8 berços, todos com 25m de profundidade e que é acessado por um canal profundo exclusivo, que bem operado, elimina tempos de
espera, aumenta a eficiência de todo o sistema e assim aumenta o volume de carga manuseada, reduzindo os tempos de espera, para atracação e desatracação. Um porto de vanguarda, projetado agora, pode atrair a
melhor tecnologia portuária do mundo, e operar dentro dos mais altos padrões mundiais, atraindo empresas do setor.

Os maiores navios petroleiros, graneleiros, porta contêineres, podem atracar ampliando a gama de mercadorias que podem ser movimentadas e possibilita grande participação em rotas de comércio internacional de grandes distâncias. O aumento do comércio pode levar ao crescimento econômico da região. O Porto pode se transformar em um HUB logístico, atraindo investimentos para infraestrutura de transportes, como estradas
e ferrovias, facilitando o movimento de mercadorias. O porto pode criar empregos diretos e indiretos, desde as operações portuárias, até logística, manutenção, segurança e outros serviços relacionados.

Com isso a área de influência do porto pode se tornar atraente para o estabelecimento de zonas industriais, distritos industriais e Zonas de Processamento de Exportações-ZPE, aproveitando o acesso facilitado a
insumos e a distribuição de produtos acabados. E pode atrair projetos de energia, de hidrogênio verde, de amônia verde, que consomem grandes quantidades de energia renovável e água, pode atrair fábricas de torres
eólicas, placas fotovoltaicas, de hidrolisadores, e atividades de powershoring e com isso atrair empresários interessados em produzir produtos verdes para exportação, produtos muito valorizados internacionalmente. A amônia verde permite produzir fertilizantes nitrogenados que poderão ser vendidos em todo o Brasil, a custos muito competitivos substituindo as importações. O Brasil é hoje o maior importador de fertilizantes do mundo.

O porto pode funcionar como um ponto de integração para a região, melhorando a conectividade e o comércio com outras regiões e países, aumentando a importância e a influência política e econômica da área. Se o porto puder acomodar navios de cruzeiro, isso pode impulsionar o turismo da região trazendo benefícios econômicos adicionais.

E a infraestrutura do porto pode estimular o desenvolvimento urbano com a construção de escritórios, moradias, comércio, serviços para atender a população crescente.

Esse sistema formado por um porto de alta eficiência e ligação ferroviária com todo o país, pode aumentar a relevância da região no cenário internacional, abrindo pontes para acordos comerciais e diplomáticos.

A operação do porto deve levar em conta o impacto ambiental, incluindo a gestão de resíduos, o controle de poluição da água e a proteção da vida marinha.

Para tudo isso devemos nos preparar. É um mundo novo de oportunidades que se abre para nós, o mundo está ávido por projetos que trazem integração e cria ambientes altamente produtivos.

É um projeto muito importante para o Brasil, para o Arco Norte e sobretudo para o Maranhão e para a engenharia brasileira, que pode se modernizar em vários aspectos. É um projeto que pode criar 100 mil
empregos entre os quais milhares de empregos para engenheiros.

Se não tivermos engenheiros maranhenses bem preparados e capazes, esses empregos não ficarão vagos, mas serão ocupados por engenheiros vindos de todo o lugar.

Daí, o apelo aos jovens, os tempos difíceis estão passando para os engenheiros.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo