
Na manhã desta segunda-feira (4), o vereador Paulo Victor Melo Duarte (PCdoB) foi eleito por aclamação para presidir a Câmara Municipal de São Luís no Biênio 2023/2024. O parlamentar de 36 anos chega à presidência da Câmara de São Luís liderando a Chapa única ”Vai dar certo”, que é composta também pelos vereadores 1° vice-presidente, Francisco Chaguinhas; 2° vice-presidente, Ribeiro Neto; 3° vice-presidente, Edson Gaguinho; 1° secretário, Aldir Júnior; 2° secretário, Beto Castro; 3° secretário, Fátima Araújo; 4° secretário, Andrey Monteiro; 5° secretário, Antonio Garcez.
VÍDEO:
Paulo Victor é acadêmico de Direito e Comunicação – habilitação Relações Públicas. É casado com Stefanny Mayara e pai de Máximus Victor, de 5 anos. Sua trajetória política se iniciou na militância do Partido Democrático Trabalhista – PDT, durante o famoso bandeiraço do partido em uma caravana que percorreu quase todos os municípios maranhenses, na campanha de 2006, que levou Jackson Lago à vitória da eleição para o Governo do Estado. A partir daí se consolidava o ingresso de Paulo Victor na política.
Em 2017, o comunista assumiu pela primeira vez o cargo de vereador, onde conseguiu se destacar na condução do seu mandato tampão. Como parlamentar, continuou buscando servir com sentimentos de amor e gratidão. Cheio de energia para cumprir as missões da vereança, ele já desenvolveu inúmeras ações focadas na qualidade de vida da população de São Luís. Como principais marcas do seu mandato, destaque para projetos de lei que beneficiam, diretamente, mães, consumidores e trabalhadores. Motoristas de aplicativo passaram a trabalhar em paz, na capital, com a regulamentação do serviço, cuja autoria é de Paulo Victor. Profissionais de Educação Física tiveram apoio na luta contra o abuso das cobranças de taxas nas academias, graças à chamada Lei do Personal, também de sua autoria e que foi reproduzida na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, para maior amplitude. Sem mencionar o trabalho social incessante, por ele desenvolvido, periodicamente, nas comunidades periféricas, onde toda ação é sempre bem-vinda.

Em 2020, Paulo Victor foi eleito e desde então vem trabalhando nos bastidores para viabilizar seu nome para comandar a casa de leis ludovicense. No primeiro momento recebeu apoio de um núcleo duro de vereadores, em seguida foi conquistando apoio dos demais pares até consolidar a chapa única e vitoriosa. PV também teve o apoio do Governador Brandão e de outros aliados políticos.
” Hoje é um dia muito importante, não só para a cidade de São Luís como para todo o nosso estado. Em quatrocentos anos nunca existiu um fato político criado como este uma Câmara Municipal de São Luís subiu a escadaria e adentrar o Palácio dos Leões, esta augusta Casa, sendo recebido em primeiro ato pelo Governador”, afirmou emocionado PV ao ser recebido no Palácio dos Leões pelo governador Carlos Brandão.
”Os vereadores estão no dia a dia, e eu criei um hábito de receber os prefeitos, mas também os vereadores, uma forma de respeitar. Fiz questão de convidá-los aqui para dar boas vindas; é minha primeira audiência política do Maranhão, estão sendo com vocês [..] Parabenizou o Paulo Victor pela vitória, pela unidade deste grupo. Torço pela harmonia do poder executivo e legislativo, que você tenha sabedoria para conduzir o processo”, disse o governador Carlos Brandão ao parabenizar o comunista.
O vereador eleito, Paulo Victor é cotado para assumir a Secretaria de Estado da Cultura, no governo Brandão até o final do ano.

VÍDEO:
LEIA TAMBÉM:
Veja a composição da mesa diretora encabeçada por Paulo Victor na Câmara São Luís