fbpx
Polícia

ICRIM de São Luís atendeu em 2021 mais de 7 mil ocorrências e emitiu Laudos Periciais

Foram emitidos mais de 5 mil laudos periciais

O ano de 2021 foi considerado bastante produtivo para o Instituto de Criminalística (ICRIM), de São Luís, que atendeu milhares de ocorrências e emitiu laudos periciais. Órgão da Perícia Oficial de Natureza Criminal, instituição do Sistema de Segurança Pública do Estado, responsável pelos exames periciais que envolvem ocorrências de morte violenta; acidente de tráfego; desmoronamento; desabamento; crimes contra o meio ambiente; contra o patrimônio; perícias de natureza balística; documentoscópica; da área de informática, tipo pedofilia e vistorias diversas atendeu mais de 7 mil ocorrências dentro das competências do órgão, o que gerou  de cerca de 5 mil Laudos Periciais.

O número compreende os laudos feitos pelo instituto tanto em seu setor interno, quando os peritos realizam os exames no próprio órgão como exames de balística forense, e o seu setor externo: responsável pelos acidentes de tráfego, casos de morte violenta, patrimoniais, entre outros.

Em comparação ao ano de 2020, o ICRIM conseguiu aumentar em 29% o número de laudos emitidos pelo órgão, os quais são encaminhados para subsidiar inquéritos policiais, enviados ao Ministério Público para a propositura de ações penais e para os processos penais do Poder Judiciário.

Os dados confirmam a tendência de ampliação dos atendimentos e dos laudos emitidos em ICRIM nos últimos anos e é fruto de investimentos realizados pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Direção Geral de Perícia, com a aquisição de novos equipamentos, nomeação de novos peritos e manutenção preventiva e corretiva das instalações físicas do instituto.

O diretor do ICRIM, Robson Mourão, destacou o aumento da produtividade do instituto mesmo diante do cenário de pandemia atualmente enfrentado.

“Mesmo com a chegada da pandemia, que criou novos desafios para os peritos e exigiu adequações sanitárias e novos protocolos para que conseguíssemos manter os atendimentos, conseguimos ampliar nossos atendimentos e isso é resultado de uma série de ações realizadas como os mutirões de produção de laudo que realizamos durante todo o ano passado”, ressaltou.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo