Saúde

Mais Médicos tem 115 vagas abertas na véspera do fim das inscrições; 27% dos inscritos começaram a trabalhar

Ministério da Saúde diz que 8.402 profissionais escolheram cidades, mas somente 2.315 já "iniciaram as atividades" até as 12h desta quinta-feira (6). Vagas abertas estão na região Norte.

O Ministério da Saúde afirma que o edital do Programa Mais Médicos ainda tem 115 vagas abertas em 31 localidades na véspera do fim das inscrições. A seleção continua até sexta-feira (7) às 23h59.

Segundo o balanço mais recente do governo, que contabiliza os dados de até 12h desta quinta-feira (6), 27% dos 8.402 inscritos começaram a trabalhar em vagas deixadas por estrangeiros após Cuba anunciar o rompimento da parceria.

Balanço do programa

Vagas abertas: 8.517

Inscrições iniciadas: 35.716

Inscrições concluídas: 8.402

Vagas restantes: 115 em 31 localidades

Ainda não começaram a trabalhar: 1.634

Já começaram a trabalhar: 2.315

De acordo com o ministério, quatro estados do Norte concentram as vagas para as quais não houve nenhum interessado.

Fonte: Ministério da Saúde

Novo edital no dia 17

Apesar de afirmar que espera que as vagas sejam preenchidas até sexta-feira (7), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que um novo edital do Mais Médicos será publicado na segunda-feira (17) abrindo vagas para médicos brasileiros formados no exterior e para estrangeiros formados no exterior.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, durante audiência pública na Comissão Mista do Orçamento do Congresso

Na visão do ministro, apesar de entidades apontarem que há migração de profissionais dentro do próprio SUS para preencher as vagas deixadas pelos cubanos, o processo seletivo tem resultado positivo.

“Aquilo que parecia ser um grande problema, estamos solucionando gradativamente, paulatinamente, não deixando a população e os municípios brasileiros desassistidos de médicos na atenção básica”, declarou o ministro da Saúde.

O ministro defendeu ainda que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) seja mais “rápido, permanente e constante”.

“A prova tem demorado cerca de dois anos. O último Revalida colocado à disposição dos profissionais foi em 2017 e estamos chegando no final de 2018, e o resultado está sendo divulgado agora. Queremos fazer isso mais permanente, constante, com mais rapidez, para que o profissional possa participar desse processo de certificação”, acrescentou.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo