Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma no Anjo da Guarda

Uma ação da Agência Regional de Inteligência do Comando de Policiamento de Área Metropolitana Sul (CPAM Sul) resultou na prisão de um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, no fim da tarde desta sexta-feira (29), no bairro Vila Verde, região do Anjo da Guarda, em São Luís.
O homem identificado como Alciney Franco Pereira, de 25 anos, conhecido pelo apelido de “Pipoquinha”, foi preso em flagrante após tentativa de fuga. Segundo a polícia, ele seria integrante de uma facção criminosa local, com possíveis ligações com o Terceiro Comando Puro (TCP), organização criminosa originária do Rio de Janeiro.
A prisão ocorreu por volta das 17h40, na Rua da Brita, área conhecida como PROAB. De acordo com o relatório da ocorrência, denúncias anônimas apontavam o envolvimento de Pipoquinha e comparsas com o tráfico de entorpecentes, além de relatos de ameaças a moradores e disparos de arma de fogo na região.
Após monitoramento e levantamento de informações, a equipe da inteligência realizou a abordagem no endereço indicado. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos tentaram fugir, entrando em uma residência. Durante a perseguição, Alciney foi capturado e, com ele, foi apreendido um vasto material relacionado ao tráfico de drogas.
Material apreendido:
-
1 pistola PT 59, calibre .380, da marca Taurus (numeração AEK811903), oxidada;
-
1 carregador de pistola e 5 munições intactas calibre .380;
-
3 balanças de precisão;
-
15 porções embaladas de substância semelhante à maconha;
-
3 porções médias de maconha e 1 barra de skunk (maconha concentrada);
-
11 porções de substância semelhante ao crack;
-
2 rádios comunicadores;
-
2 celulares (Samsung e Realme);
-
1 cordão e 1 pulseira dourados;
-
Papel filme (utilizado para embalar drogas);
-
Rodo de embalagem.
Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito confessou envolvimento direto com o tráfico e afirmou integrar tanto o “Bonde dos 40” quanto o TCP. As facções seriam responsáveis por movimentações criminosas no Maranhão e em outros estados.
Após ser detido, Alciney foi encaminhado sem lesões corporais ao Plantão da Delegacia Itaqui-Bacanga, onde foi autuado por tráfico de drogas (Art. 33 da Lei 11.343/2006) e porte ilegal de arma de fogo (Art. 14 da Lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento). A polícia segue com as investigações para identificar outros envolvidos.