
Entre março e agosto de 2025, a Operação Rolezinho realizou 355 apreensões de motocicletas em diversos bairros de São Luís, como parte de ações de fiscalização voltadas à segurança viária e à redução de irregularidades.
A ação mais recente aconteceu no dia 15, no bairro da Cohab, quando 43 motocicletas foram recolhidas por apresentarem indícios de infrações criminais e administrativas.
A força-tarefa é composta por uma atuação conjunta do Ministério Público do Maranhão, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Polícia Militar do Maranhão, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT).
Segundo relatório estatístico, do total de apreensões, 355 foram administrativas, seis resultaram em flagrantes e 12 motocicletas foram recolhidas por estarem em estado de sucata.
As ações ocorreram em bairros como Cohab, Cohama, avenida Litorânea, Cidade Operária, Forquilha, Vila Embratel, Olho D’Água e Sol e Mar.
Na operação mais recente, na Cohab, os agentes identificaram motocicletas com sinais de adulteração, ausência de documentação regular e escapamentos irregulares, que, além de gerar poluição sonora, ofereciam risco à segurança no trânsito e ao bem-estar da população.
Os veículos apreendidos permanecerão à disposição das autoridades competentes até a conclusão das perícias e adoção das medidas administrativas cabíveis.