fbpx
GeralNacionalPolítica

Oposição assume CPMI do INSS e impõe derrota ao governo no Congresso

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar suspeitas de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi instalada nesta quarta-feira (20) com a eleição do senador Carlos Viana (Podemos-MG) para a presidência. Ele venceu o senador Omar Aziz (PSD-AM), candidato apoiado pelo governo e por lideranças do Congresso, por 17 votos a 14.

Com a presidência definida, Viana nomeou o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) como relator da comissão. A escolha contrariou o desejo do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que defendia o nome do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

A CPMI do INSS terá como objetivo apurar irregularidades no sistema previdenciário, incluindo fraudes em benefícios pagos pelo Instituto. O tema é considerado estratégico, devido ao impacto financeiro e à necessidade de aprimorar os mecanismos de controle e fiscalização.

A comissão é composta por 15 senadores titulares e 11 deputados titulares, além dos respectivos suplentes. A primeira fase dos trabalhos deve incluir a definição de um plano de investigação e a convocação dos primeiros depoentes.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo