fbpx
GeralLocalPolítica

Ipespe: Desaprovação ao governo Lula atinge 54% em meio a escândalos e frustrações com a gestão

A mais recente pesquisa Pulso Brasil, do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (21), revela um cenário preocupante para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 54% dos brasileiros desaprovam a atual administração, enquanto apenas 40% ainda demonstram apoio — uma queda de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado em março. Outros 6% não souberam ou preferiram não responder.

A estabilidade na desaprovação e a leve queda na aprovação revelam um desgaste persistente do governo junto à opinião pública, possivelmente agravado pelos recentes escândalos envolvendo membros do alto escalão e aliados do Palácio do Planalto. Denúncias de corrupção, ineficiência na articulação política e promessas de campanha não cumpridas parecem estar cobrando um preço elevado à imagem do governo.

O levantamento, realizado entre 14 e 19 de maio com 2.500 entrevistas presenciais em todas as regiões do país, traz ainda dados preocupantes sobre as expectativas da população: 44% dos entrevistados acreditam que a gestão petista deve piorar nos próximos meses, enquanto apenas 39% esperam alguma melhora. Outros 16% acham que nada mudará, e 1% não soube opinar. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95,45%.

O resultado escancara um crescente ceticismo da população em relação ao futuro do governo, que parece cada vez mais distante da esperança gerada por sua eleição. Com a confiança em baixa e a insatisfação em alta, o governo Lula enfrenta um desafio cada vez maior para reconquistar a credibilidade e reverter a tendência negativa.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo