
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cadela apresentou sintomas de torção gástrica quando a equipe se aproximava do encerramento da missão. Apesar do atendimento prestado, Iara não resistiu e morreu.
Após a confirmação da morte, foi realizado um cortejo de despedida em uma das bases da operação, no povoado Santa Rita, em homenagem à cadela. Agentes das equipes envolvidas nas buscas participaram da cerimônia, conduzida pelo coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Célio Roberto.
Iara atuava ao lado de outros cães farejadores dos Corpos de Bombeiros do Ceará, Maranhão e Pará nas buscas por Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, desaparecidos desde o início de janeiro.
Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará lamentou a morte da cadela e destacou a dedicação do animal ao trabalho de resgate. “Neste momento de luto, o CBMCE se solidariza com todo o efetivo da Companhia de Busca com Cães, desejando força e serenidade para seguir na missão, mesmo diante de uma perda tão dolorosa”, informou a corporação.





