Mesmo pagando tubos de dinheiro a institutos de pesquisa e ao Sistema Mirante, conhecido como “Sistema Mentira de Comunicação”, para criar e divulgar levantamentos com números que não existem, o governador oligarca Carlos Brandão (sem partido) viu cair por terra sua fracassada tentativa de enganar o povo. Pesquisa nacional da AtlasIntel/UOL aponta que Brandão está entre os governadores com pior avaliação do Brasil, com seu governo reprovado pela maioria da população.
Os dados representam um verdadeiro contraste e desmentem as pesquisas fabricadas pela equipe de marketing do Palácio dos Leões, usadas para tentar ludibriar os maranhenses e até a própria classe política.

Diferentemente das pesquisas mentirosas encomendadas pelo governo, de acordo com a Atlas, Brandão é reprovado por 51% dos entrevistados, enquanto 16% não souberam responder e apenas 33% disseram aprovar sua gestão. Para se ter dimensão do desgaste, o governador do Maranhão sequer aparece entre os dez melhores do país.
No ranking geral, Carlos Brandão ocupa a 24ª posição. Na avaliação qualitativa, 35% classificaram o governo como ruim ou péssimo, enquanto 48% consideraram regular. A pesquisa foi realizada entre 6 de outubro e 5 de dezembro de 2025, ouvindo 200.980 pessoas em todo o país.

Na prática, os números da Atlas desmontam a narrativa criada pela equipe de marketing do governador, que insiste em divulgar uma falsa imagem de alta aprovação. Recentemente, numa tentativa de impressionar o presidente Lula e obter apoio ao seu projeto de poder familiar, Brandão apresentou resultados de pesquisas fictícias que apontavam 68% de aprovação, o que se revela uma mentira deslavada.
Segundo apuração, o responsável pela estratégia fajuta seria o secretário de comunicação Sérgio Macedo, que despeja recursos da comunicação, em grande parte, no Sistema Mirante – Sistema Mentira de Comunicação, e outra parte para a empresa do empresário Sérgio da Batuque, com o objetivo de fabricar narrativas e enganar a população. No entanto, o povo não acredita mais nessas mentiras nem estratégias criadas para iludir os maranhenses e a classe política.
O jornal Itaqui-Bacanga já havia alertado que as pesquisas divulgadas pelo Sistema Mirante e por outros institutos ligados ao governo do Estado são fantasiosas e mentirosas. Agora, a verdade vem à tona: o oligarca Brandão figura entre os piores governadores do Brasil e é apontado como o pior governador da história do Maranhão.

Enquanto governadores como Ronaldo Caiado em Goiás, Rafael Fonteles no Piauí e Helder Barbalho no Pará acumulam índices de aprovação superiores a 60% e figuram entre os mais bem avaliados do Brasil. O Maranhão segue fora do grupo dos 20 melhores. O investimento pesado da publicidade não está sendo suficiente para impulsionar o eleitor, que não acredita no governo baseado em mentiras e ilusões.
Brandão também é citado por liderar, ao lado de sua família, um governo acusado de supostos esquemas de corrupção que estariam levando o Maranhão para o fundo do poço. Soma-se a isso a política de pedido de empréstimo que deve endividar ainda mais o Estado — mas essa já é outra história.





