EconomiaGeralLocalPolítica

MEIs poderão renegociar dívidas com novas regras aprovadas pela Câmara  

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 131/24, que cria uma política de negociação de dívidas tributárias para microempreendedores individuais (MEIs).

A medida abrange todos os débitos dos MEIs, incluindo os que já estão inscritos em dívida ativa, e permite o parcelamento em até 60 prestações. Cada parcela não poderá ser menor que 5% do salário mínimo, e a primeira deve ser paga no ato da formalização do parcelamento. O valor das parcelas será corrigido pela taxa Selic.

O parcelamento também pode incluir, dependendo do governo, a redução de multas, juros e outros encargos legais.

O projeto estabelece ainda que a negociação deve ser concluída em até 60 dias a partir do pedido à Receita Federal ou às fazendas estaduais e municipais. O não pagamento de três parcelas consecutivas ou seis alternadas encerra automaticamente o parcelamento.

O MEI poderá solicitar um novo parcelamento caso comprove incapacidade de pagamento e apresente um plano de regularização.

O projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, seguirá para votação no Plenário da Câmara.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo