Preso assassino do delegado Márcio Mendes durante operação policial em Caxias
Dois Investigadores da Polícia Civil ficaram feridos.

Leandro da Silva Sousa, acusado de assassinar o delegado Márcio Mendes Silveira durante uma operação policial, foi preso na tarde desta sexta-feira (11) no Maranhão. A captura ocorreu menos de 24 horas após o crime, durante uma ação das forças de segurança na zona rural do município de Caxias.
Na manhã da quinta-feira (10), o delegado Márcio Mendes, acompanhado dos agentes Valdemar Júnior e Ibiapina, deslocou-se até a região entre os povoados Jenipapeira e Boa Hora, na zona rural de Caxias, para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra Leandro, suspeito de tentativa de homicídio.
Ao chegar ao local, a equipe policial anunciou sua presença, mas o suspeito não se entregou. Diante da resistência, o delegado e um dos agentes acessaram o imóvel pelos fundos e foram surpreendidos por disparos de arma de fogo. Márcio Mendes foi atingido na cabeça e morreu no local. Os dois policiais que o acompanhavam também foram baleados — um na clavícula e o outro na perna.
Uma segunda equipe, posicionada a cerca de 100 metros da residência, prestou os primeiros socorros e encaminhou os feridos para um hospital em Teresina, no estado do Piauí. Apesar dos esforços, o delegado não resistiu aos ferimentos.
Logo após o ataque, as forças de segurança iniciaram uma caçada ao autor dos disparos. A prisão de Leandro da Silva Sousa foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, que mobilizou efetivo nas áreas de mata da zona rural.
A morte do delegado causou grande comoção entre colegas de profissão, autoridades e a população da região. Márcio Mendes era considerado um profissional dedicado, com ampla experiência na corporação.
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que as investigações continuam e que todos os envolvidos no crime serão responsabilizados com o máximo rigor da lei.