
“O setor de fertilizantes é importantíssimo para o Porto do Itaqui. São operadas 4 milhões de toneladas dessa carga por ano. Por isso, junto às importadoras, dialogamos sobre como podemos gerar crescimento da produtividade para esse setor e, consequentemente, nos tornarmos mais competitivos e eficientes”, explicou o diretor de operações do porto, Carlos Roberto Frisoli.No encontro, discutiu-se a preparação do berço 99 para navios maiores e a otimização de projetos como o Sistema Bússola, que visa disponibilizar informações em tempo real para os clientes, além de modernizar a gestão e garantir continuidade às operações, mesmo quando houver falhas sistêmicas.“É muito importante estar alinhado ao Porto do Itaqui. Nós, como usuários do porto, precisamos ter essa conexão para que sejam gerados resultados melhores para toda a comunidade portuária”, explicou o gerente regional de produção da Fertipar, Elizeu Tomporowsk.
O volume de cargas movimentadas no Porto do Itaqui segue aumentando. “Escoamos cargas do Mato Grosso, Goiás, Piauí e da região MATOPIBA como um todo. Isso representa saída de soja, milho, grãos e entrada de fertilizantes. É o porto que mais cresce na região norte/nordeste do país, o que representa desenvolvimento para o Maranhão”, finalizou Frisoli.