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Gospel

“ERA-LHE NECESSÁRIO PASSAR POR SAMARIA”

“ERA-LHE NECESSÁRIO PASSAR POR SAMARIA”: João 4:4.
Dr. Agnaldo Leite do Sacramento(*)

(ἔδει δὲ αὐτὸν διέρχεσθαι διὰ τῆς Σαμαρείας / fonética: Edêi dê auton dierkesthai dia tês Samareias)

01. Era milenar, a sensível rivalidade entre Samaritanos e Judeus por circunstâncias históricas e religiosas; os ânimos, entre eles, estavam sempre acirrados, em constante tensão. Uma pequena amostra disso está na citação feita pelos judeus, contra Jesus, em João 8:48, com o venenoso propósito de “queimá-lo”: “Não temos razão em dizer que és samaritano”? Isso era expressar que Jesus não merecia o mínimo de confiabilidade. Observe que, em Mateus 10:5, Jesus ordenou que os 12 apóstolos não entrassem em Samaria (creio que queria fazê-lo pessoalmente!). Tiago e João queriam que fogo descesse do céu para consumir uma aldeia samaritana (Lucas 9:52-55). Jesus, porém, teve um carinho especial com os Samaritanos no poço de Jacó! Também cita a parábola do bom samaritano (Lucas 10:25-37), os 10 leprosos curados quando apenas o samaritano voltou para agradecer (Lucas 17:16) e, ainda, um dos maiores avivamentos, em Atos, foi em Samaria através do evangelista Filipe: Atos 8:5-25. Cf. Atos 9:31.

02. Samaria – Seu surgimento está registrado em I Reis 16:24 – “E de Semer (o rei Onri) comprou o monte Samaria; e chamou o nome da cidade que edificou Samaria, do nome de Semer, dono do monte”. Samaria tornou-se a capital das dez cidades do Reino do Norte (Israel), um reino marcado pelo pecado, idolatrias, forte sincretismo religioso como registra II Reis 17:33 – “Assim temiam ao Senhor, mas também a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados”.

03. O texto de João capítulo 4:1-42, além dos registros dos acontecimentos notáveis que ocorreriam entre Jesus e uma mulher samaritana e, depois, com o seu povo na cidade, apresenta, no versículo 4, a expressão de uma colocação de linguagem incomum no original grego, em face de um verbo impessoal. Quando é dito, em português: ”E era-lhe necessário passar por Samaria” (João 4:4), não se trata da força de uma citação comum por questão territorial ou geográfica, embora se saiba que os judeus, para irem da Galileia até a Judéia, o caminho mais reto era por Samaria, evitavam-no e davam volta pela margem Rio Jordão.

04. “Ser necessário”, “ser forçoso”, “ser conveniente e apropriado passar por Samaria”! Como se fosse dito: Alguém precisa passar, hoje, por Samaria, custe o que custar; é imperioso passar por Samaria! A força de expressão vem do verbo impessoal grego ἔδει (edei), imperfeito δεῖ (dei), de δέω(*)déo, como se tivesse a força de um decreto de Deus e que necessita, indubitavelmente, acontecer, mesmo que a pessoa esperneie! O verbo é identificado cerca de 101 vezes no Novo Testamento assim no original e, em diversas circunstâncias, carregando, sempre, o sentido de um acontecimento imperioso do qual não se pode escapar como na declaração de Jesus em Marcos 13.7 – “Precisa (é necessário) acontecer (δεῖ (dei)-), mas ainda não é o fim”.

05. “Era-lhe necessário passar por Samaria” (João 4:4). Uma colocação em que a determinação divina está pairando sobre aquele propósito. Nada é acidental e, sim, intencional! No dizer de Brown (Chave Ling.), “é que a vontade ou plano divino está envolvido”. Uma indicação absoluta que tal coisa ou situação precisa mesmo ser realizada e a ação divina, muitas vezes, acontece de modo estranho parecendo-nos algo circunstancial, mas Deus poderia também nos dizer: “Eu é que fiz isso”, consoante I Reis 12:24. (*) Tem-se o vocábulo δέον/deon, no campo da Teologia e Filosofia, que dá origem a palavra Deontologia, a ética firmada no dever, “dever da conveniência”.

06. Quando a vontade de Deus está em jogo! Nem sempre entendemos que teremos de passar por nossa “Samaria” para algum propósito especial de Deus; às vezes, a nossa “Samaria é a Casa do Oleiro”: “Levanta-te e vai à casa do oleiro! Jeremias 18:2. Querermos resistir a tudo isso, no entanto, é necessário que assim seja. Isaías diz: “Provei-te na fornalha da aflição”! Isaías 48:10. O próprio Jesus disse em circunstâncias difíceis: “Pai, afasta de mim este cálice”! Mas “era-lhe necessário, imperioso” tomar aquele cálice!​

07. Descansar e confiar sempre nos estranhos caminhos de Deus!​O irmão mais velho do “filho pródigo”, vendo a festa, sofreu de “complexo de cabrito”: ‘nunca me deste um cabrito’! (Lucas 15:29). Estava magoado, emburrado e o pai disse também: “ἔδει (edei) – “era necessário”, imperioso dar essa festança! Devemos estar atentos àquilo que é necessário ou não acontecer, pois o fundamento do nosso treinamento de fé se apoia no contexto dos desígnios de Deus “que tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés”! Naum 1:3. Quando for o “edei” (ἔδει) de Deus, saiba que implica um propósito necessário e especial de Deus para a sua vida! Jeremias 29:11.

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(*) O autor é membro da Academia de Letras da Grande São Paulo

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