
O PSD, liderado por Gilberto Kassab, está se preparando para iniciar conversas com o presidente Lula sobre um possível espaço maior no governo, com a expectativa de que a fusão com o PSDB seja concretizada antes de julho. Aliados de Kassab indicam que as negociações para unir as duas legendas estão bem avançadas, e a previsão é de que o acordo seja fechado ainda no primeiro trimestre de 2025.

Com essa fusão, o PSD pode conquistar três governadores: Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Raquel Lyra (Pernambuco) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), todos atualmente filiados ao PSDB e sem objeções à união. Raquel Lyra, inclusive, já havia tentado migrar para o PSD por conta própria, e Eduardo Leite quase se filiou ao partido de Kassab em 2022 com planos de disputar a presidência.
A proximidade de governadores tucanos com o PSD é vista como um fator positivo para a fusão, e o PSDB também tem sido cortejado por outros partidos, como o MDB, que busca consolidar uma aliança estratégica. Hoje, o PSD conta com dois governadores: Ratinho Júnior (Paraná), alinhado mais à direita, e Fábio Mitidieri (Sergipe), que adota uma postura mais centrista. (Com informações do Site Metrópoles)