
Um grupo privado desenvolveu na Suécia um projeto que nos interessa participar, chamado H2GreenSteel, para descarbonizar a indústria siderúrgica, um dos setores industriais mais importantes, mas um dos maiores emissores de CO2. O nosso interesse primordial é participar desse esforço, oferecendo o Maranhão para desenvolver uma planta dessas e para isso o estado oferece além das grandes vantagens que tem o Nordeste brasileiro para produzir energia renovável, temos a melhor logística de transportes do Brasil, com dois portos profundos um com oito berços todos com oito berços com 25m de profundidade, acolhendo navios de 400.000 t que além de diminuir emissões de CO2 em 42%/t transportada, permite fretes US$ 15/t para o mercado exterior além de uma ligação ferroviária a toda a América do Sul, sendo o único estado do Arco
Norte brasileiro a oferecer essas facilidades. O outro porto é o Itaqui, com 15m de profundidade, um dos mais importantes portos brasileiros, um dos mais bem administrados portos federais brasileiros.
O estado por estar no Nordeste e com as facilidades que tem, pois possuímos 55% da água disponível em todo o Nordeste brasileiro e com imensas investimentos que serão feitos na produção de 10GW de hidrogênio verde, conforme protocolo de entendimentos assinado, temos como objetivo inarredável produzir o quilo de hidrogênio verde a -2,5 dólares, sendo um dos poucos lugares do mundo que tem possibilidades reais de
fazer isso.
E temos em vias de aprovação uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), onde a produção não será taxada por nenhum imposto seja federal ou estadual, o que junto com a infraestrutura de transportes representa grandes vantagens para os exportadores.
Pelos nossos portos profundos a Vale SA exporta para o mundo o seu minério de ferro de alto teor, e construiu também uma usina de pelotização. Acreditamos que ela pode fornecer o minério de acordo com as exigências que tiver a H2GreenSteel.
Como exemplo de segurança jurídica que as empresas encontram no estado, a Alcoa Billigton produz no estado há mais de 50 anos, investindo cada vez mais.
O estado está pronto ou quase pronto para receber vocês.
Venham nos visitar.