
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) anunciou por meio das redes sociais o envio de reforço policial do Maranhão ao Distrito Federal (DF).
A medida foi tomada diante dos ataques contra às sedes dos Três Poderes por terroristas golpistas em atos antidemocráticos.
O objetivo é assegurar a ordem e normalidade no Centro do Poder.
‘’Após reunião virtual com governadores do Brasil, já determinei que a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão envie reforço policial para dar total suporte em Brasília. Os demais gestores também estão alinhados nesse sentido. Não podemos mais permitir afronta à democracia’’, postou o governador.
‘’Precisamos agir com agilidade e união em prol da democracia. Também estou em contato com a Federação dos Prefeitos para fortalecer a unidade e combater atos como os vistos hoje, quão inaceitáveis, independentemente da ideologia política’’, continuou.
”Entre as medidas alinhadas na reunião com os governadores, concordamos em reforçar a segurança nos estados. Principalmente nas sedes dos Poderes, para impedir que atos como esse ganhem força pelo Brasil. Estamos unidos e preparados para dar todo o suporte nesse momento’’, concluiu a publicação de Brandão.
Coletiva: Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público
Na manhã desta segunda-feira (9), uma coletiva de imprensa reuniu os representantes do Poder Executivo (governador Carlos Brandão), do Poder Legislativo (Deputado estadual Glaubert Cutrim – presidente em exercício da Alema), do Poder Judiciário (Desembargador Paulo Velten – presidente do TJMA) e o Ministério Público (Procurador de Justiça Eduardo Nicolau) para assegurar união e condenar os atos de golpismo no Brasil ferindo às três instâncias.
Os discursos dos representantes dos poderes no Estado do Maranhão foram uníssonos.
O governador destacou que está apenas esperando ser notificado da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para cumprir ordem para retirar acampamentos de movimentos de terroristas golpistas do estado.
Brandão citou que a situação no Maranhão é controlada e que existe apenas um pequeno movimento em frente ao Quartel do Exército Brasileiro (24 Bis) no João Paulo, em São Luís.
O desembargador Paulo Velten asseverou que é inadmissível qualquer ato de vandalismo e que todos os envolvidos terão que ser punidos com o rigor da Lei.
