
O governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão (PT), usou suas redes sociais para tecer críticas contra o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, candidato derrotado em 2022, que reapareceu nas redes sociais também fazem críticas direcionada ao secretário de Educação do Maranhão, o vice-governador Felipe Camarão.
Apesar de tentar contrapor os resultados, Lahesio Bonfim cometeu uma gafe ao apresentar números que não condizem com a realidade do resultado da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O ex-gestor destacou que dos 60 alunos que tiraram nota 1.000 na redação, “quase 50% foram nordestinos”, e lamentou que nenhum tenha sido do Maranhão.
“Hoje é um dia bastante triste para a educação maranhense. Ontem foi divulgado a nota do Enem nacional e apenas 60 alunos em todo o Brasil tiveram notas 1.000 na redação. Nota máxima. Quase 50% foram nordestinos, mas nenhum foi maranhense”, destacou. E emendou: “O Piauí foi um dos recordistas, como sempre”.
O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes não relatou que, das 60 notas máximas, apenas quatro são de estudantes da rede pública de ensino. E apenas uma de aluno do Nordeste – obtida no Rio Grande do Norte. No Piauí, terra de Lahesio, as seis notas 1.000 foram obtidas por estudantes da rede privada.
Isso mostra que o desempenho dos alunos maranhenses está na média do Nordeste em termos de educação pública.
Apesar do Maranhão não ter uma nota 1000 isso não significa que todo o trabalho desenvolvido pela educação estadual não tenha efeito, ao contrário. Vários alunos de escolas públicas do Maranhão conseguiram notas acima de 900 na redação do Enem.
‘’Nós aqui do Maranhão também não podemos desmerecer, como alguns aí que foram candidatos a governador na eleição passada, desmereceram. A gente não pode desmerecer resultado de centenas de estudantes maranhenses’’, alfinetou Camarão em indireta a Lahesio Bonfim.
Tentar menosprezar os estudantes para apenas atacar um adversário é no mínimo irresponsável e irrelevante, não contribui em nada com os avanços da educação.