
Uma força-tarefa da Operação Política Supervisionada (OPS), coloca a senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania), no rol de dez congressistas investigados por supostos atos ilícitos envolvendo dinheiro público, com possíveis desvios mediante abastecimentos de combustíveis.
Segundo o relatório divulgado pelo site Congresso em Foco, que se baseou na batizada ‘’Operação Tanque Furado’’, que analisou notas fiscais emitidas pelos senadores no exercício de 2019 a 2020.
A parlamentar maranhense foi ressarcida por meio do reembolso da Cota para Exercício de Atividade Parlamentar dos Senadores (Ceapas) após apresentar notas fiscais por gastos com combustíveis. Porém um ato totalmente comum e legal, chamou a atenção por números nada comuns, em especial por se tratar de um período de pandemia.
Emitidas em outubro de 2020, as NFC-e da senadora constam 100 abastecimentos. Com a média de 3,3 abastecimentos por dia com uma alta quantidade de litros. Segundo os documentos, o maior abastecimento foi de 1,4 litro e o menor de 110ml de gasolina.
Além do elevado e estranho números de abastecimentos, não há nas notas fiscais o identificador do consumidor, portanto, podendo qualquer cidadão ter abastecido. De acordo com a ilustração do site, é como se Eliziane Gama abastecesse o carro 52 vezes seguidas, adquirisse 3.260 litros de combustível, totalizando cerca de R$ 15 mil.
O Instituto OPS retrata que os senadores tem uma cota de verba indenizatória que varia de estado para estado com gastos, que são para alimentação, hospedagem, deslocamento em viagem de trabalho e que não há nada de ilegal, porém, os gastos da senadora levantam suspeitas por não haver nome da senadora ou de servidores que trabalham no senado, bem como o excesso de gastos com combustível em plena pandemia, um tapa na cara as sociedade maranhense.
Marido de Eliziane – Conhecido como Inácio Melo, ou Inácio Gama, é o esposo da senadora e Eliziane Gama. Ele é acusado de estelionato, mas também tem acusações por não pagar pensão alimentícia.
Na ocasião em que foi apontado pelo crime, Inácio Gama foi pego utilizando três CPF’s falsos. Para a senadora, a passagem ‘’diga com quem andas que direi que tu és” cabe muito bem.
O espaço fica aberto para a senadora e demais citados.