
Aliado de primeira ordem do governador do Maranhão, o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, vem ano após ano colocando, com trabalho e dedicação o Maranhão no ponto alto, quando se fala em educação e aprendizagem. Diga-se de passagem, que mesmo durante o longo período da pandemia da Covid-19, o estado manteve a comunidade escolar ativa e progrediu muito.
Entre algumas feitas que colocam o Maranhão em outro pedestal no quesito Educação, está o Programa Escola Digna implantado na gestão Flávio Dino, por meio do Secretário Felipe Camarão, já são centenas de unidades contempladas com reformas de prédios que estavam há anos sem receber sequer uma pintura, sem vida, agora completamente reformadas e com outro eixo de atividade pedagógica passam acolher os estudantes. Adotou a política de distribuição de chips com internet para que os alunos tivessem a oportunidade de continuar integrado a escola.
Também foi com Felipe Camarão a frente da Seduc que foi implantado o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com 50 campus (sendo duas bilíngues, 25 vocacionais e 23 plenas) espalhados pelas mais diversas regiões do Maranhão que propiciam educação técnica de tempo integral e profissionalizante.
Com uma visão ampla da educação, Camarão também incentivou a formação e valorização dos professores de forma continuada, ofertando cursos para aperfeiçoamento dos docentes, mas também do corpo técnico que faze parte das escolas.
Como resultado dessas ações exitosas e acertadas do secretário Felipe Camarão, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Educação pública no Maranhão continua crescente e com o terceiro melhor desempenho do Nordeste.
O reconhecimento ao trabalho e esforço de Camarão levou a ser indicado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed),para compor o Fórum Nacional da Educação (FNE), espaço dedicado a debates sobre educação entre a sociedade civil e o poder público.
Esse bom retrospecto e prestígio mostra o quão importante é o nome de Felipe Camarão dentro do cenário político maranhense. Com toda essa trajetória ele tem plenas condições de galgar cargos ao executivo maranhense, ao senado ou Câmara do Deputados, não à toa é o melhor secretário do quadro do governador Flávio Dino.